Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Estação de Tratamento de Esgoto opera com 10% da capacidade

Por: OCP News Jaraguá do Sul

30/04/2016 - 12:04

Um mês após o início das operações, a Estação de Tratamento de Esgoto do São Luís ainda opera com apenas 10% da capacidade. O número de residências ligadas à rede de coletora, em torno de mil, permanece no mesmo patamar. Jaraguá do Sul soma mais de 35 mil casas com tratamento de esgoto, o que representa 56,8%.

Apesar da baixa adesão, o índice está dentro da expectativa do Samae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) já que os moradores tem prazo de 60 dias para fazer a adequação ao sistema. Outras três mil residências receberam a notificação para efetuar a ligação e mais sete mil serão avisadas no próximo mês.

“O índice de tratamento irá aumentar conforme a adesão das pessoas, estão dependendo dos clientes fazerem as obras de término de algumas redes. A estação está indo muito bem e nesse primeiro mês estivemos trabalhando em corrigir o funcionamento”, comentou o gerente operacional, Deverson Simoni.

Os bairros Vila Lenzi e Jaraguá Esquerdo já estão com rede liberada. São Luís, Tifa Martins e Nova Brasília têm as obras parcialmente concluídas. Os próximos bairros a receberam as tubulações serão a Barra do Rio Molha, Barra do Rio Cerro e Jaraguá 99. No caso do Molha, por exemplo, Simoni explica que é preciso finalizar uma estação elevatória próxima a ponte Otília Prim Schmitt, conhecida como ponte do Curtume.

O gerente operacional explica que a conexão dos tubos da casa à rede é responsabilidade do morador e deve ser feita por um encanador após o recebimento o aviso. O Código de Obras do município permite a aplicação notificações se a ligação não for feita, mas Simoni afirma que a aplicação de penalidades não é o foco do Samae. Segundo estudo, feito pela autarquia, 98% da população reconhece a importância do tratamento de esgoto.

Para atingir 80% do tratamento de esgoto no município, é preciso beneficiar 10 mil residências. Jaraguá do Sul será primeira cidade com mais de 100 mil habitantes em Santa Catarina a atingir este índice.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação