Espetáculo de humor fala de TPM e convida público para conversa

Por: OCP News Jaraguá do Sul

03/03/2016 - 04:03 - Atualizada em: 03/03/2016 - 08:52

Provocar o riso para discutir, de maneira descontraída, assuntos pertinentes ao universo feminino. Esqueça as ligações delicadas ou temas fortes comumente tratados às vésperas do Dia Internacional da Mulher. É levando para o palco o estresse e os milhares de sentimentos que afloram durante a Tensão Pré Menstrual, a tão conhecida TPM, através da peça Palhaça Vermelha no dia do pé esquerdo, que a União Brasileira das Mulheres (UBM) pretende chamar a atenção. A apresentação do espetáculo teatral marcada para o domingo (6), às 20 horas, marca o início das comemorações programadas pela UBM de Jaraguá do Sul em alusão ao dia da mulher.

O espetáculo, bem humorado, narra a história de uma palhaça que está no dia da TPM, mas que não sabe direito o que está acontecendo com ela. Começa a ter alguns problemas, se acha feia e gorda, briga com o namorado. Enfim, passa por uma série de situações até descobrir que estava no dia de Tensão Pré Menstrual.

Segundo a atriz Sandra Baron, que dá vida a palhaça na peça, o espetáculo propõe um jogo interessante entre o público e as cenas. “Para trabalhar a questão do dia da mulher geralmente trazem espetáculos pesados e esse é bem humorado, descontraído e divertido para abordar um assunto que atinge as mulheres”, diz. Ela explica também que, devido à leveza da peça, a conversa se torna mais descontraída e natural.

No fim da apresentação, o público será convidado para uma roda de conversa sobre temas relacionados ao universo feminino, bem como a discussão de políticas públicas e direitos das mulheres.

Palhaça Vermelha_Pé Esquerdo_foto Fabio Prates

De acordo com a presidente da UBM, Mariana Pires, a peça abre as comemorações ao Dia Internacional da Mulher – celebrado no dia 8 deste mês, preparadas pela União. “É algo especialmente para chamar as mulheres para discutirem políticas públicas para elas, em prol do empoderamento da mulher e mostrar que elas tem uma entidade para dar essa força”, explica.

Entre as atividades programadas estão uma ação no dia 12, das 13 às 18 horas, na Praça Ângelo Piazera. Mariana conta que nesse dia haverá apresentação de bandas, desfile com mulheres reais, que fogem do padrão estipulado pela indústria da moda, além de conversas sobre a UBM e direitos das mulheres. Já no dia 19, às 14 horas, está marcada a reunião ampliada da UBM, no Sindicato dos Servidores Públicos. “Essa é a reunião mensal que fizemos para convocar mulheres jaraguaenses para discutir ações da UBM e qualquer mulher, ou pessoa interessada, pode participar”, enfatiza.

Criada em outubro do ano passado, a União Brasileira das Mulheres de Jaraguá do Sul já conta com mais de 40 filiadas. “Estamos percebendo que as mulheres estão acordando e saindo na luta por seus direitos, levantando o diálogo. Fazendo com que a informação chegue as pessoas, conseguimos com que elas ‘acordem’ e busquem seus direitos”, estima.

As ações da UBM podem ser acompanhadas também pela página www.facebook.com/ubmjaraguadosul.

SERVIÇO

O quê: Peça “Palhaça Vermelha no Dia do Pé Esquerdo” de Sandra Baron

Quando: domingo (6), às 20 horas

Onde: Teatro do Sesc

Quanto: entrada gratuita