ESF do Centro, em Gaspar, realiza vacinação contra febre amarela neste sábado (20)

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Felipe Elias

19/07/2019 - 14:07 - Atualizada em: 19/07/2019 - 14:32

Após a confirmação da segunda morte humana e da terceira de macaco por febre amarela em Santa Catarina neste ano, a Prefeitura de Gaspar decidiu intensificar a imunização da população contra a doença. Neste sábado (20), a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) do Centro estará aberta, das 7h30 às 13h, para vacinar os moradores da cidade.

Crianças a partir de nove meses e adultos até 59 anos, que não possuem registro da vacina, devem providenciar a imunização. Atualmente, apenas 55% dos gasparenses classificados nesta faixa etária estão protegidos. A meta nacional é alcançar o percentual de 95%.

Maiores de 60 anos precisam de autorização médica para receber a vacina. Por isso, durante o sábado, um médico estará na unidade de saúde para avaliar e orientar essa parcela da população. Uma dose é o suficiente para que a pessoa esteja protegida contra a doença para a vida toda.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Carlos de Carvalho Júnior, Gaspar está situada em área de risco, em virtude da proximidade com matas.

“Reforçamos a necessidade de a população gasparense procurar a unidade de saúde, especialmente neste sábado, para a vacinação e, em caso de sintomas da doença, procurar atendimento imediato”, ressalta.

Quer receber as notícias no WhatsApp?