Escrita, sinais e gravuras são atividades das aulas remotas para os alunos da Escola Polo de Surdos

Por: OCP News Criciúma

24/05/2020 - 19:05

Há duas semanas, os 20 alunos surdos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Professora Maria de Lourdes Carneiro, a Escola Polo de Surdos, estão recebendo aulas de forma virtual, em Criciúma.

Usando as ferramentas da escrita, sinais, imagens, vídeos e gravuras, os estudantes tem as aulas remotas por meio do Google Classroom.

A iniciativa atende os 20 mil alunos da rede municipal de ensino, devido à pandemia de Covid-19.

Como no caso do aluno do 3º ano da Escola Polo de Surdos, Arthur de Melo Pedroso.

“O Arthur está conseguindo se adaptar com a nova ferramenta. Em uma conversa com a professora, eu consigo as atividades que, geralmente, são impressas e em vídeos. Ele gosta de fazer essas atividades e, aquelas que não consegue, a professora readapta para ele”, ressaltou a mãe do Arthur, Jerusa de Melo Pedroso.

Ela também afirma que é fundamental ter aulas remotas.

“Já é difícil no dia a dia, imagina agora no período de quarentena e sem as aulas. Assim, na medida do possível, não perde esse contato com as atividades, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e com os sinais”, completou.

As aulas são desenvolvidas pela professora regente e interpretada para Libras pela professora bilíngue.

“A didática é baseada no nível de aprendizagem e na necessidade educativa especial de cada estudante surdo. Pela plataforma on-line, professores regentes em parceria com as professoras bilíngues, planejam e publicam diariamente”, explicou a auxiliar de direção da EMEIEIF Professora Maria de Lourdes Carneiro, Elaine Marques dos Santos.

Conforme a auxiliar de direção, as atividades utilizam, principalmente, de recursos de vídeos e imagens.

“As atividades são dinâmicas, auto explicativas, com muito recursos de vídeos, imagens, pois a alfabetização e ensino dos surdos precisa ser bem concreta, com o máximo de recursos visuais possíveis”, explanou.

Dos 20 alunos surdos, 15 estão acessando a plataforma on-line e o restante utilizam a apostila impressa.

“A interpretação da professora bilíngue é feita em todos os componentes curriculares. Hoje, a Escola de Surdos tem alunos da Educação Infantil até o 7º ano. Além das atividades regulares das aulas remotas, eles também têm a oferta de atividades no Atendimento Educacional Especializado (AEE), que complementa as atividades regulares.”, comentou a coordenadora da Educação Especial do município, Úrsula Silveira Borges Domingos.

Escola Polo de Surdos

O projeto foi desenvolvido em 2018 e transformou a EMEIEF Professora Maria de Lourdes Carneiro na Escola Polo de Surdos.

A unidade atende todos os alunos surdos da rede municipal de ensino.

Na unidade, os estudantes recebem todo o apoio necessário, com a instrutora surda de Libras, professora bilíngue e mais um profissional de Língua Portuguesa.

Emocionada, a mãe de Arthur, frisa que a palavra para descrever a implantação da Escola Polo de Surdos é a gratidão.

“Sem a Escola Polo de Surdos, meu filho não iria estar onde está hoje. Ele começou no ano passado e se eu soubesse o quanto Libras fez bem para ele, eu tinha colocado antes. A Escola Polo de Surdos é maravilhosa”, falou emocionada.

“Meu filho tem 4 anos e no ano passado foi o ano que ele mais aprendeu na vida dele. Ele gosta de ir para escola e ele é feliz lá”, acrescenta.

Como em cada cantinho da unidade, a Libras é um orgulho para todos os funcionários e também aprenderam ou aprendem a Língua de Sinais.

Os alunos surdos estudam em tempo integral.

O contraturno escolar possui aulas de Libras e também de Língua de Portuguesa, sendo que esse componente ocorre no AEE.