O período de rematrículas e novas matrículas na rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul encerrou ontem (18). Durante os dias de cadastro, as escolas mais procuradas foram a Cristina Marcatto, Albano Kanzler, Anna Towe Nagel e Waldemar Schmitz, de acordo com a Secretaria de Educação.
Para serem atendidos na segunda-feira de manhã, muitos pais formaram filas no fim de semana nas instituições mais disputadas. Estes casos, segundo o secretário da pasta Elson Cardozo, ocorrem por causa da preferência de famílias por determinadas escolas, geralmente fora do zoneamento original. “Muitos optam por escolher as mais próximas ao trabalho, por exemplo. Vaga terá para todos, esse é o dever da Educação, mas não garantimos que será exatamente onde os pais querem. Será necessário um arranjo de todos esses alunos”, explica Cardozo.
Como a educação passou a ser obrigatória a partir dos quatro anos, a rede aumentou em cerca de 30% o número de turmas da pré-escola, afirma o secretário. A maioria foi aberta nos centros de educação infantil, pela disponibilidade de estrutura física. “Tivemos que reorganizar as turmas nas escolas e nas creches devido a essa demanda”, explicou.
Crescimento populacional e preferência das famílias
A Secretaria busca suprir dois tipos de demandas. A primeira é a populacional. Os bairros Nereu Ramos e Jaraguá 99 são os que mais cresceram nesse quesito e necessitam de mais vagas, conforme Cardozo. “A situação nessas regiões mudaram e para atendê-la enfrentamos dificuldades”, cita. A segunda seria o desejo por escolas específicas por parte das famílias. A Prefeitura estuda construir uma nova unidade em uma das localidades.
As matrículas no ensino fundamental registram crescimento menor do que 1% nos últimos quatro anos, já na educação infantil o índice fica em torno dos 4%, indica Cardozo. Os dados, segundo o secretário, apontam uma estabilidade na oferta de vagas, que deve ser mantida em Jaraguá do Sul. A rede municipal conta atualmente com 20 mil estudantes.
Data para as matrículas nas creches são divulgadas
Os pais têm os dias 24 e 25 de outubro para rematricularem seus filhos para a pré-escola dos centros municipais de educação infantil. Já o dia 26 servirá para os novos cadastros.