Formar cidadãos conscientes, capazes de enfrentar os desafios da realidade socioambiental, com inclusão, diversidade e ações para a redução das desigualdades.

Esses são os focos do Programa de Educação e Diversidade (PED), que será levado para escolas de ensino médio de Joinville (SC) entre os meses de outubro e novembro.

O Programa, que começa nesta terça-feira (1), vai abranger alunos e educadores de três escolas da rede estadual de ensino. A ação dá continuidade ao projeto “Caminhão Conhecendo os ODS”, realizado na cidade em julho.

Em Joinville, o PED vai capacitar educadores e 1.334 estudantes, que poderão conhecer e refletir sobre cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades, Vida Terrestre e Parcerias e Meios de Implementação.

A iniciativa, realizada pela NTICS Projetos com patrocínio da Whirlpool Corporation e apoio da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, faz parte do banco de boas práticas da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao final do programa, os alunos apresentarão as propostas elaboradas pelos grupos em “Feiras de Ideias”. A melhor ideia, escolhida por uma banca examinadora dentre todos os projetos, será implantada na comunidade. Os integrantes do grupo vencedor serão premiados com tablets.

“O projeto trabalha a educação com ênfase na diversidade e inclusão. Queremos que os próprios alunos reflitam sobre a realidade em que vivem, os problemas que enfrentam e apontem soluções para a garantia de uma sociedade mais igualitária”, explica a CEO da NTICS Projetos, Ana Carolina Xavier.

Agenda das atividades em Joinville

  • 01/10 - Abertura do PED nas três escolas da rede estadual de ensino selecionadas pela Secretaria da Educação: Governador Celso Ramos, Engenheiro Annes Gualberto e Dr. Tuffi Dipe
  • 02/10 - Workshop presencial para professores e educadores
  • 03/10 – Início das oficinas com estudantes
  • 10/12 - Feira de Ideias nas escolas Governador Celso Ramos, Engenheiro Annes Gualberto e Dr. Tuffi Dipe, simultaneamente. Apresentação dos projetos e premiação da equipe vencedora.

Os eventos são abertos para a comunidade.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger