Iniciativas cotidianas que prezam pela proteção do meio ambiente feitas nas unidades escolares foram reconhecidas pelo projeto Sala Verde, da Fundação do Meio Ambiente de Guaramirim.

Através do concurso Escola Amiga da Natureza, as escolas puderam demonstrar suas ações e as iniciativas foram reconhecidas na tarde desta quinta-feira (27). 

De acordo com a coordenadora do projeto Sala Verde, Marister Câmara Canto, o concurso teve como intuito reconhecer a adoção de práticas sustentáveis e incentivar a educação ambiental de forma interdisciplinar e contínua.

“O concurso valoriza e incentiva educadores e escolas que trazem como rotina no ambiente escolar os cuidados com o meio ambiente e fazem com que os alunos tenham exemplos de práticas sustentáveis, tornando-os cidadãos com respeito e responsabilidade ambiental”, afirma. 

Alunos da Escola Urbano Teixeira da Fonseca mostram suas práticas em prol da natureza | Foto Divulgação/Prefeitura Guaramirim

As escolas que ganharam o título de “Escola Amiga da Natureza” foram a EMEF Jacu-Açu, EMEF e Pré Escola Urbano Teixeira da Fonseca, EMEF Isabel Lilia Rosa de Souza e CEI Maria Domênica Bortolomiotti Peixer.

Sendo que as duas primeiras, Jacu-Açu e Urbano, receberão um prêmio conforme a necessidade da escola e dentro do valor estipulado. 

Marister comenta que todas as escolas participantes adotaram práticas sustentáveis, como economia de energia, de papel e água, separação de resíduos com incentivo à reciclagem e adoção do uso de garrafinhas no lugar de copos descartáveis.

Algumas ações se destacaram, como o projeto de Compostagem, campanha “Óleo na pia NÃO!!, e o projeto “Questão de Atitude: fazemos a nossa, e você o que está fazendo?”.

Confira as ações realizadas pelas escolas premiadas: 

EMEF Jacu Açu promovendo conscientização | Foto Divulgação/Prefeitura Guaramirim

EMEF Urbano Teixeira da Fonseca 

  • - Compostagem: de folhas recolhidas das árvores do pátio da escola e de restos de cascas e de alimentos 
  • - Horta Escolar: utilizando como adubo orgânico resultado da compostagem 
  • - Campanha “Óleo na pia NÃO!! Dê um destino consciente para o óleo de cozinha”: o projeto tem como responsáveis os alunos do Pré I e Pré II . A campanha iniciou em maio e vai até dezembro 
  • - Reaproveitamento de materiais recicláveis: “Animais do Jardim” 
  • - Reaproveitamento de materiais recicláveis:  ÁBACO 
  • - Reaproveitamento de materiais recicláveis: “Construindo brinquedos” 
  • - Campanha: Maneiras de ajudar o meio ambiente, deixando nosso ambiente limpo! 

EMEF Jacu-Açu 

  • - Meio Ambiente – Questão de Atitude: FAZEMOS A NOSSA, E VOCÊ O QUE ESTÁ FAZENDO? Campanha realizada desde 2013 na unidade escolar
  • - Economia de energia, água e papel 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guaramirim

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger