As escolas de Blumenau tiveram 82 casos detectados de coronavírus na semana passada, de acordo com informações atualizadas pela Secretaria Municipal de Promoção da Saúde.

Entre 1º e 5 de março, 53 professores, 13 colaboradores e 16 alunos foram diagnosticados com a doença. Ao todo, 59 unidades de ensino foram atendidas neste período. Os dados incluem profissionais e estudantes das redes pública e privada.

Havendo quebra de barreira, segundo o Plano de Contingência para Educação (PlanCon), o diretor de cada escola é responsável por comunicar os pais dos alunos das turmas que registraram caso positivo de Covid-19.

O que é quebra de barreira?

A quebra de barreira, de acordo com o Ministério da Saúde, define que pessoas sem sintomas que tiveram contato físico direto, ou estiveram a menos de 1,5 metro de distância por um período mínimo de 15 minutos sem utilização de máscara com o alguém que teve resultado positivo para Covid-19, devem ser afastadas de suas atividades coletivas e testadas entre o 5º e 10º dia após o contato.