Escola de Guaramirim é destaque em prêmio nacional e conquista milhares de votos

Por: Elissandro Sutil

19/11/2019 - 15:11 - Atualizada em: 22/11/2019 - 09:34

Com o propósito de pensar consciente e agir de uma nova forma, procurando soluções criativas para os problemas do cotidiano, a escola municipal Urbano Teixeira da Fonseca, de Guaramirim, foi destaque no Desafio Inova Escola, um programa desenvolvido pela Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”.

A iniciativa apresentada facilitou a formação de uma cultura de inovação na escola apoiando o desenvolvimento integral dos estudantes e colocou o projeto entre os cinco planos de inovação mais votados pelo público e destaque na região Sul do Brasil, na categoria votação popular, com 9.925 votos.

A diretora da Urbano Teixeira da Fonseca, Márcia Sadzinski Maida, ressalta que “esta premiação representa mudança, transformação e a busca por uma nova educação”. Ela ainda destaca a força da mobilização da comunidade escolar com os quase dez mil votos, que também deixou o projeto entre os 25 melhores planos de inovação do Brasil.

A premiação ocorreu no dia 13 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. No momento a escola foi representada pela professora Simoni da Silva e pela coordenadora Janaina da Silva Corrêa.

O desafio começou com a participação dos educadores em uma trilha formativa online composta por cinco módulos: formação de equipes, inscrição no desafio, trilha formativa, avaliação e premiação do desafio.

Profissionais recebendo a premiação | Foto Divulgação

As educadoras Rúbia Schmitt, Claudia Mara Lemke Heinzen, Flavia Regina Lemke Truppel, Janaina da Silva Corrêa, Marcia Sadzinski Maida, Marizete Machado, Roselia Alves Lisboa Madalena Gonzaga e Simoni da Silva construíram um plano que foi submetido à avaliação e reconhecimentos dos destaques regionais e nacionais.

O plano idealizado pelos educadores propôs estratégias para garantir a discussão sobre o desperdício de materiais e a falta de conscientização da comunidade escolar.

“As ações tiveram como meta desenvolver a autonomia e a conscientização durante as refeições, além de enfatizar assuntos como a separação, reutilização e reciclagem dos resíduos”, detalhou a diretora.

Os cinco destaques nacionais foram selecionados por uma comissão avaliadora e receberam prêmios que incluem assessoria técnica e apoio financeiro no valor de R$ 10 mil para colocar em prática o projeto desenvolvido ao longo do Desafio.

A secretária de Educação de Guaramirim, Marja Prüsse Rebelato, comemora o resultado do desafio.

“A conquista da escola Urbano Teixeira da Fonseca mostra que de maneira responsável se pode fazer a diferença na comunidade escolar em que se vive. Afetar os alunos de forma positiva é a ferramenta fundamental para que se crie um grupo escolar comprometido”, observa.

Todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal, estiveram representados, totalizando 763 municípios. Das 335 equipes que chegaram ao final da trilha e enviaram os planos de inovação, 25 foram escolhidas como Destaques Regionais.

Reconhecimento do MEC

A Urbano Teixeira da Fonseca também foi colocada no mapa nacional reconhecido pelo MEC como uma das escolas inovadoras do Brasil, abrindo portas para a Guaramirim se destacar se destacar na educação do Brasil.

“O envolvimento e o entusiasmo de todos gerou esse resultado. Guaramirim ser reconhecida pelo MEC, entrando no cenário nacional como uma das 25 escolas inovadoras, nos enche de orgulho. Mais uma vez, parabéns a todos os funcionários pais e alunos da Escola Urbano Teixeira da Fonseca”, completa a secretária.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger