O envolvimento da comunidade é parte essencial na história da Scar (Sociedade Cultura Artística), de Jaraguá do Sul. A entidade, que surgiu em 1956 guiada pelo interesse de moradores locais pela arte, agora, vivencia mais um importante momento em sua trajetória. Graças às doações de pessoas que acreditam no trabalho desenvolvido pela instituição, a Escola de Artes está passando por uma grande revitalização.

Com cinco mil metros quadrados de área distribuídos em 20 salas, ela está sendo adequada à realidade atual. Conforme a diretora executiva da Scar, Edilma Lemanhê, o projeto leva em conta o branding da entidade, assim como também as necessidades surgidas nos últimos anos.

“O prédio foi inaugurado em 2003 e, desde então, novos cursos foram implantados e temos um jeito diferente de ocupar as salas”, explica.

O objetivo, segundo ela, é que o espaço inspire ainda mais a criatividade e os processos artísticos, fortalecendo a afetividade, o acolhimento e a segurança.

“É muito mais do que uma reforma, muito mais do que quebrar ou pintar paredes. A revitalização passa pela discussão conceitual do local, de como vamos trabalhar”, complementa.

Com custos que giram em torno dos R$ 500 mil, as obras foram inteiramente financiadas pela comunidade através de cotas de patrocínio. Nesta semana, inclusive, os doadores fizeram um tour para conhecer de perto a execução do projeto. Ele também foi acompanhado pelos cantores e influenciadores digitais Karinah, que também é uma das doadoras, Gustavo Bardim e Isa Buzzi, alunos da Scar desde o início de suas carreiras.

A revitalização começou pelas salas de dança e teatro. Com a volta às aulas, na semana passada, os alunos já puderam acessar três ambientes reformados. As obras também passam pelas salas de ensaio da orquestra e de guarda de instrumentos, assim como há a previsão de incorporação de uma biblioteca e de uma nova sala de audiovisual. A intenção é finalizar tudo até o aniversário da Scar em junho.

Sobre a SCAR

O centro cultural inaugurado em 2003, consolida-se como um espaço para as artes em Santa Catarina e possui dez mil metros quadrados distribuídos em seis pisos e modernas instalações. Sendo avaliado como uma das melhores estruturas no Brasil, a Scar recebe espetáculos nacionais e internacionais e o reconhecimento de artistas, técnicos e produtores. O principal objetivo do centro é estimular a cultura regional, agindo dentro da formação artística nas áreas de dança, música, teatro e artes plásticas. Para mais informações, acesse o site da Scar.