Enfermeiros e técnicos que atuam no Pronto-Atendimento 24 horas de Corupá passaram por capacitação nesta semana para manuseio e manutenção dos respiradores mecânicos. Toda a equipe que trabalha no atendimento às emergências está apta a usar os aparelhos.
A capacitação foi ministrada pelo médico-clínico da rede pública de saúde de Corupá, que também atua como médico intensivista em hospital de Jaraguá do Sul, Maicon Fernando Eger (CRM/SC 24954).
Os médicos que atendem no PA já têm experiência com o manuseio dos respiradores, mas também passarão por nova capacitação nos próximos dias.
O PA 24h conta desde agosto com dois aparelhos, um fixo e um portátil, que foram cedidos pela Prefeitura de Jaraguá do Sul ao Município de Corupá.
Os respiradores podem ser usados em casos mais graves de suspeita de Coronavírus, e também em demais ocorrências, como pacientes que sofreram acidentes de trânsito e infartos.
“Com o respirador portátil conseguimos diminuir o tempo de resposta de transferência de um paciente de Corupá para o hospital São José, em Jaraguá, que é a nossa referência”, diz o secretário de Saúde de Corupá, Michael Marques.
“Assim, o paciente pode ser levado por uma ambulância dos Bombeiros Voluntários até o hospital com muito mais agilidade”,explica o secretário.
Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Corupá.
Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?
Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul