Jaraguá do Sul recebeu nesta terça-feira (17), uma equipe de avaliadores do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de conhecer as estruturas de saúde do Município, da Faculdade Estácio e dos hospitais Jaraguá e São José. A avaliação é feita periodicamente por conta do curso de medicina instalado no município, no entanto, desta vez, a equipe avaliou um pedido especial que é o aumento no número de vagas para o curso.

O curso de medicina é de responsabilidade da Prefeitura de Jaraguá do Sul, e uma concessão à Faculdade Estácio. “Neste sentido, tendo a ampliação do número de vagas autorizada pelo MEC, o Município passa a receber mais recursos, que podem ser utilizados em melhorias nas estruturas públicas de saúde e também nos hospitais”, explica o secretário municipal de Saúde, Alceu Moretti, acrescentando que 10% do faturamento mensal do curso é repassado para a Secretaria de Saúde e investido em formação para os profissionais da rede de atenção à saúde, reforma ou construção de estruturas dos serviços de saúde, aquisição de equipamentos e pagamento de bolsas de residência médica.

A expectativa é grande para a aprovação do pedido para aumentar o número de vagas no curso de medicina. “O curso de medicina instituído no município com continuidade do ensino por meio das residências médicas desenvolvidas no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde e hospitais abre a possibilidade de maior número de especialistas em medicina de família e comunidade, obstetrícia e cirurgia geral em nossa rede,” comenta a Diretora de Saúde, Silvia Regina Bonatto.

O diretor da Estácio, Antônio de Souza Júnior, informa que, atualmente, o curso de medicina conta com 50 alunos e o pedido feito ao MEC é para abrir mais 100 vagas. Para ele, o monitoramento do Ministério da Educação é um processo de extrema importância para o curso de medicina e também para a Secretaria Municipal de Saúde.

“Esse é um momento dos avaliadores identificarem situações que podem ser aperfeiçoadas e também enaltecer o que está acontecendo de bom com a educação médica de nossa cidade”, comentou o diretor. “Durante a visita eles puderam perceber o comprometimento do município com a saúde pública e elogiaram muito nossos hospitais, unidades básicas de saúde e também o curso que estamos desenvolvendo em parceria com o Município de Jaraguá do Sul”, concluiu.

Durante o período que permaneceram na cidade, os técnicos do MEC visitaram os hospitais e as unidades básicas de saúde da Tifa Schubert, no Bairro Amizade, e a do Jaraguá 99. Eles também tiveram um encontro com o prefeito Antídio Lunelli, no Gabinete.