A equipe de Eficiência Energética da UFSC Joinville (Eficem) conquistou o primeiro lugar das Américas na competição Virtual Tech Inspection, um dos desafios propostos na Virtual League.

A competição foi promovida pela empresa multinacional Shell com as equipes que participavam da Shell Eco-marathon, suspensa em 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid-19.

Para participar da inspeção virtual, os times tiveram que demonstrar de forma remota a adequação dos protótipos a uma série de regras técnicas e de segurança estabelecidas pela organização da prova.

Após uma competição entre cerca de 50 equipes, o resultado foi anunciado em uma live no dia 8 de julho, organizada por membros da Shell Eco-Marathon.

De acordo com a equipe Eficem, o vídeo enviado impressionou os jurados pela qualidade de fabricação e seguimento do regulamento e dos checklists pedidos pela Shell, em conjunto com padrões de segurança próprios do Eficem.

Em um cenário de pandemia em que a universidade está com restrições a atividades presenciais, os participantes relatam que foi um desafio planejar, preparar o protótipo, produzir e filmar o vídeo da competição, seguindo todos os protocolos do Guia de Biossegurança da UFSC.

O Eficem receberá como prêmio 1,5 mil dólares, que serão utilizados para comprar equipamentos para o laboratório que a equipe utiliza e peças e materiais para a fabricação de um novo protótipo.

Fonte: UFSC Joinville