Equipe da Fujama resgata dois animais silvestres em menos de 24 horas

Por: OCP News Jaraguá do Sul

09/03/2018 - 13:03 - Atualizada em: 10/03/2018 - 08:48

Profissionais da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente fizeram o resgate de mais dois animais silvestres na área urbana nesta quinta (8) e sexta-feira (9). O biólogo Christian Raboch Lempek, chefe de Educação Ambiental da Fujama, conta que os dois casos chegaram ao conhecimento da equipe por meio de informações de munícipes.

O primeiro resgate foi de uma cutia fêmea, encontrada ao lado de uma concessionária de veículos na rua Adélia Fischer, no bairro Czerniewicz. O animal encontrado estava com um ferimento nas costas, provocado possivelmente por um arame de cerca, e outro em uma das patas. Resgatada, a cutia foi levada para a clínica veterinária conveniada com o Município e, após medicada, foi solta novamente na mata.

Já na manhã desta sexta-feira, um idoso de 81 anos entrou em contato com a Fujama para informar que havia um animal em seu quintal e que o mesmo não conseguia identificar a espécie. No local, os profissionais verificaram que se tratava de um cachorro-do-mato jovem e que havia entrado no terreno pelos fundos, onde há uma área de mato. O local fica na rua Mathias Ruissam, na Ilha da Figueira. O cachorro-do-mato foi capturado e solto no Parque Municipal Natural Morro dos Stinghen. “O interessante foi ver a preocupação do idoso em entrar em contato conosco para fazer o resgate do animal”, enaltece o biólogo, acrescentando que durante o horário de expediente da Prefeitura, a equipe de resgate pode ser acionada pelo telefone 0800-642-0156 ou 3273-8008. Fora deste horário, pode ser acionada a corporação dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, pelo número 193.

*Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul