A Epagri/Ciram emitiu nota alertando e informando a população de Santa Catarina sobre a formação e os efeitos de um ciclone extratropical em Santa Catarina. De acordo com o texto assinado pelos meteorologistas Laura Rodrigues e Marcelo Martins, há previsão de ventos fortes no litoral, com rajadas de até 80 km/h.

Leia a nota oficial

No sábado (27), um ciclone extratropical intensifica-se na costa sul do Brasil, entre o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A previsão é de ventos fortes no litoral, nesse dia, com rajadas de 60 km/h a 80 km/h. No mar, em áreas mais afastadas da costa, as rajadas podem chegar a 100 km/h. O ciclone também favorece a condição de mar agitado e risco de ressaca no final de semana, especialmente no domingo.

A equipe de meteorologia estará monitorando a formação deste ciclone na costa, nos próximos dias, atualizando a previsão no site da Epagri/Ciram (http://ciram.epagri.sc.gov.br).

Ciclones extratropicais são sistemas atmosféricos que atuam no litoral sul do Brasil durante todo o ano, apresentando maior frequência entre final de outono e início da primavera.

Quanto maior a intensidade dos ciclones e maior sua proximidade da costa, maior será a intensidade dos ventos e adversidade de mar no litoral de SC. Por isso a importância de monitorar a formação, intensidade e trajetória de deslocamento de tais sistemas.

Confira a previsão da Epagri/Ciram para todo o estado:

Sexta-feira (26)

Tempo: no Litoral Norte e Grande Florianópolis, chuva isolada com variação de nuvens. Nas demais regiões, sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e noite.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste em SC, com variações de leste no Litoral, fraco a moderado.

Sistema: formação de uma frente fria no sul do Brasil.

 

Sábado (27)

Tempo: no Litoral, chuva isolada com variação de nuvens. Nas demais regiões, chuva na madrugada e manhã, com presença de sol durante o dia.

Temperatura: em declínio.

Vento: nordeste virando para sul, moderado com fortes rajadas no litoral, devido à intensificação de um ciclone na costa.

 

Domingo (28)

Tempo: no Litoral, chuva isolada com variação de nuvens. Nas demais regiões, sol com muitas nuvens.

Temperatura: amena.

Vento: sul a sudeste e com rajadas intensas, no litoral, e de sudeste a nordeste, fraco a moderado, no interior.

 

Segunda-feira (29)

Tempo: no Litoral Norte e Grande Florianópolis, chuva na madrugada e manhã. Nas demais regiões, sol com algumas nuvens.

Temperatura: em elevação.

Vento: leste, no litoral, e de nordeste no interior.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?