Em tempos de estagnação é na certeza do movimento que mora a motivação. Esta ideia, apesar de simples, pode muitas vezes representar uma verdadeira descoberta para quem até então se sentia perdido em meio às andanças da vida profissional – afinal, como se manter motivado diante de tantas incertezas? O palestrante e autor de 14 livros professor Gretz garante que é possível: contanto que esta seja uma busca impulsionada de dentro para fora. Considerado um dos palestrantes mais disputados do Brasil, Gretz vem a Jaraguá do Sul no dia 30 de outubro para uma palestra promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em comemoração ao dia do comerciário. Em conversa com o OCP, Gretz, que é conhecido pela irreverência e pelo jeito objetivo de dizer suas verdades, afirma que é por meio dos desafios e das oportunidades que surge a motivação, e que para o profissional de hoje uma vitória alcançada é mais importante para a felicidade do que o saldo bancário. Diante de um cenário econômico em recuperação e das incertezas políticas que ainda rondam o mercado, como se manter motivado para crescer e evoluir na carreira, seja como empreendedor ou como colaborador?  O que mais motiva um ser humano são os desafios. Quem estabelece desafios em sua vida profissional e persegue esses desafios com determinação consegue gerar entusiasmo para viver com sucesso o atual momento do cenário econômico do Brasil. Por que é importante que um profissional esteja motivado em seu ambiente profissional? Que efeitos a falta de motivação traz para a empresa e para o próprio profissional?  Motivação é o combustível para a vida. É o que nos move e nos dá motivo para agir, como a própria palavra indica. Sem a motivação, os seus colaboradores e parceiros também não terão a energia necessária e os seus clientes não terão um serviço de excelência, que é tão necessário para os dias atuais.
Nos dias atuais, o que significa ser um profissional de sucesso? Como avaliar se o caminho escolhido é aquele que realmente vai trazer felicidade?
 
Profissional de sucesso é aquele que encontra em sua profissão a oportunidade de usar os seus talentos. Quando você gosta do que faz, e faz com o coração, com certeza será feliz. O ganho financeiro é importante, mas não é o fator principal do sucesso, pois o que mais contribui para a felicidade é a realização pessoal e profissional, o sentimento de vitória pelo desafio alcançado.
Como saber quando é hora de mudar e tentar algo novo? E, nestas horas, como superar o medo do desconhecido em prol de novas experiências profissionais?
Você pode perceber que é hora de mudar quando acorda de manhã sem a mínima vontade de ir ao seu trabalho. Certa vez tive um convite para um novo desafio em outro emprego e perguntei ao meu pai, pedindo sua opinião. Ele disse: “Vai. Pior não fica.” E na simplicidade dessa resposta eu aprendi o sentido da mudança, como movimento para melhorar a qualidade de vida. A partir desse insight, toda mudança em minha vida sempre foi para melhor
Que lições os profissionais podem tirar da crise? E o mais importante: como transformar estas lições em degraus agora que o cenário está mais uma vez se modificando? Precisamos entender que a crise é cíclica. Ela vem e vai. Portanto, temos que estar sempre preparados para o próximo movimento. Estamos entrando ou saindo da crise? Os novos indicadores sinalizam que estamos saindo, não pela força política, mas pela força da economia, com base em medidas que propiciam uma volta ao crescimento. Para quem é empreendedor: diante das mudanças constantes do mercado, como garantir que o seu negócio não será só mais um entre muitos? Você tem que fazer a diferença. Na minha atividade de palestrante, participando de eventos empresariais em todo o Brasil, todos os dias vejo empresas crescendo em seus ramos de atividades, seja no comércio, indústria, agronegócios ou serviços. Para crescer em um cenário difícil temos que ter uma equipe altamente motivada. E é sempre bom lembrar que a motivação é uma porta que se abre por dentro. Ela precisa ser despertada dentro de cada um, por meio de desafios, reconhecimento, elogios e oportunidades. Vender é o principal objetivo de todo o negócio. Como vender com excelência sem cair nas pegadinhas de um mercado extremamente competitivo? Vender com excelência não é apenas querer lucrar naquele momento, e sim atender ao cliente de modo a satisfazer todas as suas expectativas. O bom profissional sabe que não está simplesmente fazendo uma venda, mas sim abrindo uma porta para novos negócios. O senhor cita, em muitas palestras, a águia como um exemplo a ser seguido. Que características este animal possui e que podem trazer lições importantes para o mundo do trabalho? Além de fazer palestras inspiradas nas atitudes que a águia tem durante o voo e que podem ser aplicadas em nossa própria vida, em meu livro “Voando como a Águia” apresento vinte dessas qualidades, entre elas as seguintes: meta (saber exatamente o que se deseja alcançar); foco (escolher exatamente um alvo); preparação (estar apto para a ação); senso de oportunidade (perceber o momento certo); técnica (ter capacidade de atingir o objetivo com precisão); confiança (acreditar em sua capacidade); determinação (tentar de novo, caso a investida não dê certo); ousadia (aventurar-se, sem medo de se expor) e segurança (viver e trabalhar de forma segura). É importante que você esteja sintonizado com a energia criadora, para superar obstáculos e realizar seus sonhos de vida.