Entidades de Blumenau lançam Projeto de Empregabilidade

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Geral

Por: OCP News Vale

terça-feira, 04:20 - 26/07/2022

OCP News Vale

Entidades que representam os setores produtivos de Blumenau, como Acib, Fiesc e Sintex, em parceria com instituições educacionais e a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, lançam nesta semana o “Projeto de Empregabilidade”. A iniciativa, que envolve ao todo 17 instituições, tem como objetivo traçar um panorama da mão de obra disponível na cidade e empregar quem está fora do mercado de trabalho.

 

Foram elaborados três tipos de questionários que serão aplicados nas empresas, agências e consultorias de Recursos Humanos e instituições de ensino. No setor produtivo, a aplicação abrangerá as áreas de serviço, comércio e indústria e vai mapear o atual cenário de empregos, distribuição de cargos, funções e nível de escolaridade dos colaboradores.

 

Nas agências e consultorias de recrutamento o foco da pesquisa é entender a dinâmica das vagas disponíveis no mercado. Já nas unidades de ensino, o objetivo é mapear os cursos que mais formam mão de obra, quais têm mais procura e quais empregam mais. Segundo o grupo de trabalho, a amostra ideal é a coleta de dados de, pelo menos, 372 empresas.

 

O prazo para a conclusão da pesquisa é 12 de agosto. Com os dados em mãos, a segunda fase do projeto vai analisar as informações colhidas e buscar soluções de curto e médio prazo com foco na formação de mão de obra para sanar as áreas deficitárias e capacitação de quem se encontra à margem das oportunidades.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser solicitadas pelo e-mail administrativo@acib.net.

 

Entidades participantes da projeto:

- ACIB

- Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Blumenau

- CDL Blumenau

- AMPE

- FIESC

- SESI/SENAI

- SENAC

- FURB

- SINTEX

- SIMMMEB

- SINDUSCON

- Blusoft

- SIAPB

- SINDILOJAS

- SINDIGRAF

- SETCESC

- SESCON

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.

×