Diminuir a burocracia e acelerar os processos de abertura de empresas em Joinville. Estes têm sido os principais desafios para a implementação do programa SC Bem Mais Simples, na mais populosa cidade do Estado. O assunto tem pautado uma série de reuniões realizadas pela a Ajorpeme (Associação de Joinville e Região de Pequenas, Micro e Médias Empresas). A última delas foi nesta quinta-feira (15), entre a entidade e a Jucesc (Junta Comercial do Estado de Santa Catarina), e o Comitê Permanente de Desburocratização e a Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina.
No encontro, as dificuldades enfrentadas e as demandas para aperfeiçoar o sistema e diminuir os entraves para abertura, licenciamentos, alvarás ente outros processos para empresas de baixo risco, que exerçam atividades que não comprometem a segurança ambiental, sanitária e com baixo potencial poluidor foram os principais assuntos tratados. “Queremos facilitar os processos administrativos para acelerar o processo de abertura de empresas”, destacou o presidente da Jucesc, Júlio Cesar Marcellino Jr.
Na próxima semana, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Fazenda, deverá enviar à Jucesc um ofício com as demandas abordadas durante a reunião para atender as necessidades dos órgãos e adequar o sistema.