Dando continuidade à parceria firmada em abril com a Prefeitura de Jaraguá do Sul e com a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), a Católica SC lança mais um conjunto de ações para o enfrentamento do novo coronavírus, causador da pandemia de Covid-19.

Na última terça-feira, 21 de julho, ocorreu o lançamento do Semáforo Covid-19 e da pesquisa, capitaneada pelo centro universitário com a PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

 

 

O Semáforo Covid-19 é um painel dividido em quatro estágios: verde, ausência de pandemia; amarelo, para alerta, situação fora da normalidade; laranja, para risco médio; e vermelho, para risco máximo.

A graduação do sistema classificatório considera o RT (taxa de contágio) e a capacidade de atendimento do sistema de saúde.

“O Semáforo e os testes vão trabalhar em conjunto, se apoiando mutuamente. Essas iniciativas em parceria demonstram a integração existente entre a associação comercial, a Secretaria de Saúde, a Vigilância Sanitária, a prefeitura e a academia”, avalia o reitor Diogo Richartz Benke.

Testagem de assintomáticos

A campanha de testagem impactará cerca de 3 mil habitantes assintomáticos, com coletas em todos os bairros da cidade.

1,5 mil testes serão aplicados na primeira semana de agosto e, após, um intervalo de 10 a 20 dias, a segunda etapa contará com mais 1,5 mil testes.

A seleção dos convidados a participar será randômica e vai considerar critérios como faixa etária, sexo, comorbidade e endereço. Caso o escolhido prefira não passar pela testagem, terá a opção de declinar.

A intenção da amostragem científica e estatística sobre a presença do SARS-CoV-2 na população é, por meio de um algoritmo, permitir antever a realidade dos próximos dias.

A inspiração para o desenvolvimento da tecnologia veio de uma ferramenta utilizada na Alemanha, país que tem se destacado nas ações de saúde.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul