Entenda como funcionam os golpes no WhatsApp e aprenda a se defender

Por: Elissandro Sutil

09/06/2021 - 15:06 - Atualizada em: 09/06/2021 - 15:40

Com a chegada da tecnologia, diversas tarefas do dia a dia foram facilitadas. Por outro lado, os golpes também ficaram mais fáceis. Muitas pessoas estão caindo na conversa de gente mal intencionada no WhatsApp. Por isso, explicaremos como os golpes costumam acontecer, para que você não seja mais uma vítima.

  • Você recebe uma mensagem no seu WhatsApp, geralmente de um contato de relacionamento próximo, pedindo dinheiro emprestado em caráter de urgência.
  • Durante a troca de mensagens, o contato já informa a conta dele para que você faça uma transferência imediata e o ajude.
  • Ao fazer a transferência, o seu dinheiro vai direto para a conta de um golpista.

Portanto, tenha muito cuidado quando um conhecido pedir dinheiro emprestado por WhatsApp.

Os golpistas invadem uma conta de WhatsApp ou criam uma nova em nome de um usuário já existente. Assim, enviam mensagens para os contatos da pessoa por quem eles se passam, pedindo dinheiro emprestado.

Como você pode evitar

Para evitar cair nesse tipo de golpe, primeiro é preciso proteger seu WhatsApp. Além de ativar a verificação em duas etapas, não clique em links suspeitos e nunca passe os códigos de verificação para ninguém.

Sempre tome cuidado quando for transferir dinheiro para alguém que está pedindo pelo app. O recomendável é tentar confirmar com a pessoa ligando para ela.