Engenheiro da WEG lança 1º livro técnico sobre máquinas elétricas trifásicas no Brasil

Ao concluir seu doutorado em engenharia elétrica  na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2006, consultor de desenvolvimento e inovação tecnológica da WEG Fredemar Rüncos partiu em uma empreitada longa: escrever o primeiro material técnico e acadêmico completo sobre máquinas trifásicas no país.

Foram 9 anos de escrita, e mais um ano e meio de edição e diagramação, uma tarefa hercúlea que deu bons resultados na forma dos quatro volumes e mais de 1.500 páginas de Projeto e Análise da Máquina Elétrica Trifásica, material voltado para profissionais do setor, cursos de graduação e pós graduação e estudantes de engenharia elétrica.

Rüncos ressalta que  há uma grande carência deste tipo de literatura no país. “Este é o primeiro material completo sobre este tipo de máquina a ser produzido no país, o que as universidades usam é material traduzido ou mais simples”, explica.

Obra está dividida em quatro volumes | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Obra está dividida em quatro volumes | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Segundo Rüncos, o país tem uma produção muito pequena de material técnico, não só neste setor – e que precisa ser corrigida.

Por conta desta carência, o engenheiro partiu do doutorado com esta meta. Os quatro volumes abordam a fundo os tipos de máquinas trifásicas, sua construção, os parâmetros físicos do maquinário elétrico, perdas energéticas e sua aplicação.

O conhecimento contido nas páginas deve ser de grande utilidade para o desenvolvimento de novas tecnologias no setor e para a formação continuada de profissionais no país.

Apoio incondicional

A impressão da primeira tiragem, de 250 exemplares – o que pode parecer pouco, mas para um material técnico altamente específico é um volume considerável – foi paga pela WEG, na qual Rüncos atua desde 1968, entrando na empresa como aprendiz.

“Este apoio da WEG foi muito importante, pois a impressão é a parte mais cara e enquanto estávamos elaborando o livro, notamos a falta de programas de incentivo para a produção de material técnico”, conta.

Rüncos tem mais de 45 anos de experiência no setor de máquinas elétricas, como docente, pesquisador, projetista e analista de máquinas. É formado em engenharia elétrica e em física pela Universidade Federal do Paraná.

Em 1990 assumiu a gerência do departamento de Engenharia de Produto, e em 2007 passou a gerenciar o departamento de Desenvolvimento de Produtos e Inovação Tecnológica da empresa.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?