Encontrou um caramujo na sua casa? Saiba como agir

Por: Giulia Venutti

10/05/2019 - 14:05 - Atualizada em: 10/05/2019 - 16:21

O caramujo-gigante-africano é um molusco oriundo da África, que foi introduzido ilegalmente no Brasil na década de 1980, com o intuito de substituir o escargot, uma vez que sua massa é maior que a desse animal. Em virtude da ausência de predadores naturais e facilidade de reprodução, tornou-se uma praga urbana presente em 23 estados, entre eles Santa Catarina. Mas, afinal, o que uma pessoa deve fazer ao encontrá-lo?

De acordo com a Vigilância Sanitária de Indaial, o controle desse animal é de obrigação do proprietário do imóvel. Sempre que alguém visualizá-lo, a orientação é para que providencie a coleta manual e o descarte de forma adequada. “É indicado o uso luvas nesse processo. O caramujo não pica, mas pode transmitir doenças se o ser humano entrar em contato de forma direta com as secreções do animal”, explica o coordenador da Vigilância Sanitária de Indaial, Rogério Brassiani.

Se também forem encontrados ovos do caramujo, é necessário recolhê-los. Além disso, a pessoa deve quebrar a concha, tendo em vista que ela pode acumular água e servir de criadouro para a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito que transmite diversas doenças, entre elas a dengue. Por fim, recomenda-se a aplicação de cal virgem sobre os caramujos quebrados e enterrá-los em local distante de lençóis freáticos, cisternas ou poços artesianos.

Quer receber as notícias no WhatsApp?