Três empresas de Jaraguá do Sul/SC se destacaram no Prêmio Ser Humano ABRH Santa Catarina 2016, entregue em cerimônia na Associação Empresarial de Joinville. Elian, Grupo Malwee e Zanotti foram reconhecidas pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) por valorizarem o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores.
Ao todo, oito projetos foram inscritos pela ABRH Jaraguá do Sul, sendo que os finalistas poderão se inscrever na etapa nacional, que ocorrerá em 2017, em data ainda a ser definida. Elian e Zanotti se destacaram na categoria Gestão de Pessoas, enquanto o Grupo Malwee venceu na categoria Socioambiental.
Projetos vencedores do Prêmio Ser Humano
Elian
Para combater o desperdício de alimentos na empresa, a Elian passou a contabilizar por peso a quantidade do que era desperdiçado na empresa e divulgar este número aos colaboradores. Além disso, a quantidade desperdiçada foi revertida em compras de alimentos para instituições de caridade da região. O resultado do projeto foi positivo: mais que auxiliar famílias carentes do município, a ação impactou os colaboradores e diminuiu em 50% o desperdício de alimentos.
Zanotti
Para manter o controle dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a Zanotti adotou uma prática diferente: os arquivos que antes eram físicos passaram a ser digitais e acessados via biometria dos colaboradores. Com isso, em torno de mil pessoas, correspondente a 75% do capital humano da empresa, tem rápido acesso aos EPIs e a empresa consegue ter o controle sobre a validade e conservação deles.
Grupo Malwee
O Grupo Malwee recebeu pelo segundo ano consecutivo a premiação com o projeto Parque Malwee. O ambiente gratuito, mantido financeiramente pela empresa, traz a natureza para perto da comunidade de Jaraguá do Sul e região. O parque conta com aproximadamente 1,5 milhão de área verde, mais de 35 mil árvores nativas e 15 quilômetros de ruas ornamentadas.