As empresas do norte de Santa Catarina continuam se mobilizando com iniciativas de combate ao novo coronavírus (Covid-19). Nesta semana, uma parceria resultou em um sistema que promete beneficiar a todos: cabines de descontaminação.

Em Joinville, as empresas Aeroville e Weld Vision uniram forças para desenvolver e fabricar a estrutura, que será muito útil para uso de médicos e enfermeiros que estão na linha de frente do tratamento da doença causada pelo vírus.

A cabine pulveriza uma solução de limpeza e descontaminação evitando assim o contágio do profissional na hora de retirada do uniforme. De acordo com as empresas responsáveis, equipamentos semelhantes são utilizados na China, Rússia, Índia e outros países.

Segundo o diretor da Aeroville Ventilação Industrial Márcio Plácido Constantino, esta foi uma forma que as empresas encontraram de ajudar, para que as pessoas possam voltar à vida normal, seja no trabalho, escola, espaços públicos, shoppings, entre outros.

“Para isto, iniciamos uma pesquisa de boas práticas que deram certo no mundo, ajudando a diminuir a contaminação, e a China, logo no início, investiu nestes modelos de cabine nas áreas de circulação urbana, amenizando a proliferação do vírus”, explica.

Para montar as estruturas, as empresas investiram fortemente em pesquisas, engenharia e agentes biológicos com capacidade de descontaminação, para que a cabine tenha eficiência na sua aplicação.

“A cabine de descontaminação por aspersão tem uma atuação muito importante na higiene externa do ser humano. O maior benefício será poder circular nas áreas urbanas com tranquilidade, segurança, confiando num ambiente limpo, que as pessoas não serão mais veiculo de transporte deste vírus que assombra a população”, diz Constantino.

Estruturas atendem toda a comunidade

As cabines foram fabricadas em dois modelos para fins diferentes. O modelo AWH é a versão para hospitais, com sistema de jato de água em 14 pontos da estrutura, e que pulveriza solução desinfetante, além de uma ducha para lavagem pós-desinfecção. Isto ajuda a evitar a contaminação na retirada do EPI (Equipamento de Proteção Individual) dos profissionais da saúde.

Foto Reprodução

Já a versão AWP foi projetada para uma desinfecção mais rápida, para utilização em lugares de grande circulação de pessoas, como shoppings, terminais de ônibus, ginásios e indústrias. Em apenas dez segundos é possível eliminar o vírus que pode estar em sua pele, cabelo ou roupas.

As cabines já foram lançadas ao mercado, e estão sendo comercializadas pelas duas empresas parceiras, viabilizando e facilitando a aquisição para os clientes. “A intenção maior é ajudar a comunidade de alguma forma”, comenta Constantino.

Foto Reprodução

Sobre as empresas

Especializada em ventilação industrial e controle ambiental, a Aeroville vem consolidando seus produtos pelo know-how adquirido no setor e a necessidade de evoluir constantemente.

Já a Weld Vision é uma empresa especializada em produtos de alta tecnologia, no segmento de soldagem. Com revendas em quase todo território nacional, busca garantir qualidade e segurança.

As duas empresas já são parceiras de longa data. Estão associadas e participam ativamente no SINDIMEC (Sindicato Patronal da Indústria Mecânica de Joinville e Região), onde buscam alternativas e melhorias para o setor metal mecânico.