Empresa Júnior: serviço com credibilidade e conhecimento técnico por preços acessíveis
Empresa Júnior: serviço com credibilidade e conhecimento técnico por preços acessíveis

O fator econômico tem sido fundamental para a retomada empresarial nesta pandemia. Que tal poupar dinheiro e receber um serviço de alta qualidade? e ainda ter a credibilidade que a Unesc oferece? A contratação de uma Empresa Júnior pode ser o movimento que faltava para alavancar seu negócio. Inovação, criatividade, conhecimento aplicado e credibilidade são aspectos encontrados nestas iniciativas, empreendimentos que nascem em uma instituição de ensino e usufruem de todo conhecimento disponível neste espaço.

 

O objetivo de uma Empresa Júnior não passa pelo setor financeiro. A proposta é qualificar a formação profissional de cada integrante, e contribuir para o desenvolvimento da região e dos empreendimentos que nela estão presentes. Toda a receita obtida é reinvestida em projetos de educação, desenvolvidos nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade.

 

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, reafirma que a contratação de uma destas iniciativas é a garantia de custo benefício elevado, com a segurança da mais bem avaliada Instituição de Ensino do Sul de Santa Catarina. "Este é um movimento que tem sido valorizado nas políticas Institucionais na Universidade, onde incentivamos a autonomia dos nossos estudantes em prol da qualificação profissional e do seu empoderamento frente as competências que ele precisará exercer no mercado de trabalho. Cada Empresa Junior desempenha um papel de grande valor. A Unesc tem, em seus últimos anos, buscando oportunizar neste movimento um espaço para o desenvolvimento, que quando fortalecido pode contribuir para demandas do mercado. São expertises estratégicas que podem garantir benefícios para quem contrata e quem é contratado", evidenciou.

 

A segurança destacada pela pró-reitora é reafirmada pela presidente da Eco Jr., Naiany Rocha Manenti. Com serviços de consultoria na área de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil, são um dos exemplos de como as iniciativas da Universidade podem fazer toda a diferença em um empreendimento. "Podemos executar projetos com excelente qualidade e preço mais baixo que o mercado. Também é uma forma de incentivar a vivência empresarial nos acadêmicos, que além de capacitados são auxiliados por professores da Instituição. Esta soma é a garantia de uma entrega com qualidade a preços acessíveis", garante.

 

Com foco na resolução de problemas e prestação de serviços, na Unesc são cinco iniciativas atuantes em 2020: A Pro Consultoria Jr. de estudantes do curso de Engenharia de Produção; a ECO Jr. de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil; a PROMAT Jr. de alunos da Matemática; a Pronutrir de Nutrição e a CONEQ Consultoria de Engenharia Química.

 

Cada uma das Empresas Juniores fazem parte do MEJ (Movimento Empresa Júnior), a maior proposta de educação empreendedora do mundo. Cada ação e empreendimento é ligado à Brasil Júnior, da Confederação Brasileira de Empresas Juniores. Atualmente, a Instituição contabiliza mais de 1.200 empresas desta proposta, em 210 Universidades.

 

De acordo com o assessor de Inovação da Unesc, Christian Engelmann, são muitas as vantagens para se contratar uma empresa Jr. Confira cinco motivos:

 

1 - Preço baixo

 

"Iniciativa que não visa lucro, uma Empresa Júnior é formadas estudantes e mentorada por professores. Em seu portfólio, consegue incluir serviços de qualidade. É a resolução de seu problema por um baixo custo. Quem não quer economizar, não é mesmo?"

 

2 - Qualidade na entrega

 

"Os serviços das Empresas Juniores são assessorados pelo corpo de professores da Unesc e regulados pela Federação de Empresas Juniores de Santa Catarina (FEJESC), que tem mais de 60 anos de experiência neste formato de prestação de serviços. Essa rede de colaboração garante que os serviços prestados serão assertivos e de qualidade".

 

3 - Incentivo à educação empreendedora

 

"Quando você contrata uma Empresa Júnior, não está apenas adquirindo um serviço, é um investimento na formação empreendedora de um grupo de jovens protagonistas nos seus cursos. Além de ter sua demanda atendida, ainda vai estar contribuindo para o desenvolvimento técnico e humano da região".

 

4 - Revelação de novos talentos

 

"O Movimento Empresa Júnior é conhecido mundialmente pelos membros que já fizeram parte e agora são destaques em suas respectivas áreas de atuação. Com uma cultura muito forte de protagonismo e liderança, o MEJ tem se diferenciado na formação de jovens talentos. O resultado de contratar uma empresa júnior pode fazer toda a diferença no futuro de seu próprio negócio, contribuindo diretamente para a revelação destes talentos".

 

5 - Apoio ao voluntariado e projetos de extensão

 

"Contratando uma Empresa Júnior você estará vinculando a sua marca a uma iniciativa de extensão universitária voluntária. As EJs são instituições sem fins lucrativos, e toda movimentação financeira é destinada a educação empreendedora dos seus membros. Ou seja, ninguém é dono do dinheiro que ali é movimentado, todos atuam de forma voluntária, colaborativa, focando em se desenvolverem e causarem impacto positivo."