Mais uma conquista importante para o Hospital São José, de Criciúma, foi comemorada nesta semana.

A entidade realizou o quarto transplante renal desde o seu credenciamento para este procedimento em 2019, sendo que dois deles foram realizados nos últimos sete dias.

O transplante foi realizado na quarta-feira, dia 22. A paciente de 37 anos fazia hemodiálise e estava na lista de espera pelo procedimento há um ano.

De acordo com o nefrologista do HSJosé, Dr. Bruno Fontes Lichtenfels, o procedimento durou aproximadamente três horas e contou com auxílio de uma equipe de Porto Alegre que vem auxiliando nas cirurgias já realizadas, além dos profissionais do HSJosé.

“A paciente já não está mais precisando de hemodiálise e deverá ter alta em uma semana”, garante o médico.

A cirurgia contou com a colaboração dos médicos Dr. Valter Duro Garcia (nefrologista) e Dr. Fabian Pires (urologista), membros da equipe de transplante da Santa Casa de Porto Alegre e dos especialistas em urologia do HSJosé Dr. André Rodrigues da Silva e Dr. Conrado Menegola.

Além dos nefrologistas da entidade, Dra. Cassiana Mazon Fraga, Dr. Bruno Fontes e Dra. Thatyana Wendhausen.

A paciente submetida ao transplante, a partir de agora, precisa seguir as recomendações dos nefrologistas, comparecer às consultas de rotina, aderir firmemente ao uso das medicações imunossupressoras e manter o isolamento social e higiene rigorosa para o sucesso do procedimento.

O Hospital São José é credenciado pela Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina e pelo Sistema Nacional de Transplante para atuar na área, assim como todos os médicos que participam dos procedimentos de transplantes.