Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Em SC, debate busca prevenção e manejo da tentativa de suicídio

Foto: Divulgação

Por: OCP News Criciúma

02/10/2023 - 19:10 - Atualizada em: 02/10/2023 - 19:35

A Superintendência de Urgência e Emergência (SUE), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina, promoveu uma mesa de debate com o tema “Prevenção e Manejo da Tentativa de Suicídio” na última sexta-feira, 29, na Escola de Saúde Pública de Santa Catarina. O evento reuniu profissionais de diversas áreas e teve como objetivo fortalecer ações preventivas e identificar comportamentos que podem indicar problemas relacionados ao suicídio.

Segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), até 4 de setembro de 2023, foram notificados 580 suicídios em Santa Catarina, sendo a maioria (76%) do sexo masculino. Carlos Marsaro, médico coordenador do SAMU e especialista em psiquiatria, destacou a importância de abordar corretamente casos de tentativa de suicídio. Ele enfatizou a necessidade de ouvir o solicitante, entender suas angústias, avaliar a gravidade da situação e demonstrar empatia, pois uma abordagem adequada pode prevenir o suicídio.

Em situações que envolvem armas de fogo ou armas brancas, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) é acionado. Wanderson Fortes, negociador do BOPE especializado em gerenciamento de crises, ressaltou a importância de ouvir e acalmar a pessoa em surto, evitando ameaças e valorizando suas qualidades e vínculos afetivos.

O psiquiatra Matheus Steglich enfatizou a necessidade de reduzir o estigma em torno da saúde mental para encorajar as pessoas a buscar ajuda sem medo de julgamentos. Ele destacou o papel da psiquiatria na promoção do tratamento adequado e ressaltou a importância de profissionais de saúde mental se aproximarem da sociedade para salvar vidas.

A conscientização é fundamental na prevenção do suicídio. Desmistificar o tema, promover a empatia e criar ambientes onde as pessoas se sintam à vontade para compartilhar seus sentimentos são passos importantes. Também é essencial educar as comunidades sobre os sinais de alerta, promover a escuta ativa e fornecer recursos acessíveis para quem precisa. O suicídio pode ser prevenido por meio de um esforço coletivo que envolva toda a sociedade.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma importante organização que oferece apoio emocional gratuito 24 horas por dia, voluntariamente, pelo telefone 188. Além disso, é possível receber apoio por e-mail ou chat por meio do site da instituição (www.cvv.org.br).

O evento contou com a participação de profissionais do Corpo de Bombeiros Militar e representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

Para mais informações e suporte em casos de prevenção ao suicídio, o CVV é uma fonte de auxílio disponível a qualquer momento.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.