O público que estiver visitando a Fipes 2017 – Feira Industrial de Produtos e Serviços nesta semana vai poder acompanhar as provas da Olimpíada do Conhecimento, competição de educação profissional que o Senai de Santa Catarina realiza em todo o Estado. A etapa ocorrerá no Parque Municipal de Eventos de Jaraguá do Sul entre esta segunda-feira (14) e a sexta (18).
Na sexta-feira passada foram concluídas as provas disputadas durante a semana na região da Grande Florianópolis. Os estudantes Jonata da Silva (de Florianópolis, em design gráfico), Denilson Deon Voges (de São José, em eletrônica industrial), Gabriel Liberato Hoffmann (de Palhoça, em manutenção aeronáutica) e Eduardo Mateus Hermann (de Blumenau, em administração de sistemas de redes) conquistaram medalhas de ouro das provas das seletivas estaduais para a WorldSkills Competition, o torneio internacional de educação profissional. Com as conquistas, os quatro estudantes do Senai/SC estão habilitados a integrar a delegação catarinense na etapa nacional, em 2018, que selecionará os competidores brasileiros para o mundial do ano seguinte na Rússia.
Na Olimpíada do Conhecimento, os competidores são desafiados a desenvolver tarefas práticas, típicas de cada profissão. Além do conhecimento e das habilidades, eles têm que demonstrar o comportamento esperado do profissional do século 21, pela excelência do projeto ou produto final, pela capacidade de planejamento, bom aproveitamento de recursos e materiais e também por aspectos comportamentais, como o respeito às pessoas (demais competidores, avaliadores), ao meio ambiente, à legislação, entre outras questões.
Denilson, Jonata, Gabriel e Eduardo vão garantir a presença na etapa nacional se continuarem treinando e mantendo médias crescentes nas próximas provas de índice que realizarão. Eles querem seguir o exemplo dos cinco catarinenses que já estão classificados para a edição de outubro de 2017, em Abu Dhabi. Rodrigo Keller (de Joinville, em fresagem CNC), Bruno Davila Gruner (de Jaraguá do Sul, em polimecânica), Rafael De Borba (de Palhoça, em manutenção de aeronaves), Eric Cristhiano Marcelino da Silva (de Tubarão, em web design) e Ana Carolina Gomes Jacinto (de Blumenau, em Vvitrinismo) são os catarinenses que integrarão a delegação brasileira no mundial deste ano.
Nesta semana, ocorre a competição envolvendo outras oito ocupações, nas cidades de Jaraguá do Sul, Chapecó e Joaçaba. Nesta segunda, os participantes terão a oportunidade de se ambientarem ao local, verificando detalhes das provas, que começarão na terça (15), no período da tarde. São 7 competidores de Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Blumenau, que demonstrarão suas habilidades em polimecânica e TI em modelagem de protótipos, robótica móvel, e solução de software.
As provas serão realizadas dentro da Fipes, no pavilhão A do Parque Municipal de Eventos, e podem ser acompanhadas pelo público, gratuitamente. A premiação acontecerá na sexta-feira.
*Com informações da assessoria de imprensa