Para facilitar ainda mais o acesso de toda a população a exames laboratoriais, a partir desta segunda-feira (1) em Criciúma, as coletas de exames desta natureza passarão a ser feitas nos bairros com laboratórios conveniados. Ou seja, os moradores que antes saiam de seus bairros e iam até o Laboratório Municipal para coletas, agora poderão fazer o procedimentos nos laboratórios mais próximos de suas comunidades.

Os exames solicitados por médicos serão liberados pela própria Unidade de Saúde em um laboratório credenciado. Com isso, a população vai poder escolher o estabelecimento de sua preferência e realizar seu exame em um dos mais de 50 pontos de coletas espalhados por todo o município.

A intenção, segundo o secretário de Saúde, Acélio Casagrande, é levar mais humanização e mais condições aos moradores de todas as comunidades. "Isso vai trazer mais acesso, além da humanização a população com pontos de coleta mais próximo da sua casa e ainda tem a economia aos cofres públicos, levando em conta que nossos laboratórios credenciados realizarão todos os exames tabelados pela tabela SUS", comentou o secretário.

"Hoje temos mais de 50 laboratórios conveniados em toda a cidade. As pessoas antes tinham que sair dos bairros e ir até o Laboratório Municipal que é no centro da cidade, é um ponto difícil de estacionamento, só para fazer a coleta", informou Casagrande.

As unidades de saúde serão responsáveis pelo encaminhamentos dos pacientes para as coletas nos laboratórios disponíveis mais próximos de casa. As coletas seguirão não tendo custo, já que serão feitas em locais conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp