As chuvas consistentes dos últimos dias fizeram com que o volume de precipitação esperado para dezembro em Blumenau fosse superado em apenas 15 dias. Até o momento, já choveu cerca de 180 mm na cidade, cerca de 12% acima da média mensal para o mês, que é de 163 mm, de acordo com a Diretoria de Meteorologia da Defesa Civil.

Somente nesta terça-feira (15), o volume registrado até as 15h30 foi de 46,7 mm, gerando ocorrências em, ao menos, seis bairros: Velha Grande, Itoupava Central, Centro, Velha, Garcia e Fortaleza.

Na rua Paulo Zingel Filho, no bairro Itoupava Central, houve uma queda de muro nos fundos de uma residência. Agentes de Defesa Civil vão fazer uma inspeção e orientar os moradores sobre as condições do local.

Já no Centro, houve um deslizamento na garagem de um prédio localizado na rua São José. A equipe da Prefeitura entregou lonas para cobrir o desbarrancamento e evitar que a terra volte a ceder. Posteriormente, será emitido um parecer sobre a condição do local.

Na Velha Grande, um pequeno deslizamento provocou a queda de um muro. Lonas também foram disponibilizadas aos moradores para impedir que o deslizamento continue.

Na rua Frei Estanislau Schaette, no bairro Velha, galhos de árvores caíram sobre a pista, mas já foram cortados, retirados e a via está liberada. Por sua vez, o viaduto da rua São Sebastião, que passa por baixo da Via Expressa, ficou alagado e o acesso permanece interditado, com a devida sinalização para orientar os motoristas.

Nos próximos dias, o tempo segue instável em Blumenau, com chuva frequente, por vezes acompanhada de trovoadas, não se descartando o risco para temporais isolados. Em caso de emergência, a população deve entrar em contato pelos telefones 199 ou 193.

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: