Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Em alerta: Hemocentro de Criciúma tem maior baixa no estoque desde o início da pandemia

Foto: Talita Grassi

Por: OCP News Criciúma

19/05/2021 - 10:05 - Atualizada em: 19/05/2021 - 10:35

O estoque de sangue do Hemocentro de Criciúma está no seu pior momento desde o início da pandemia. A necessidade é para todos os tipos sanguíneos com atenção maior aos tipos A positivo, A negativo, O positivo e O negativo.

Conforme a responsável pelo setor de captação do Hemocentro, Maria Regina Boteon Buttner, a situação é extremamente preocupante. “Estamos enfrentando os piores estoques dos últimos tempos de pandemia. O nosso estoque, dos sangues mais comuns que tem, que é o “O” e o “A”, está em estado de alerta”, explicou a profissional.

Para manter um bom estoque o local precisaria atender de 80 a 100 doadores por dia, mas só tem recebido entre 50 e 60 pessoas interessadas na doação. “Estamos contando com o apoio de municípios vizinhos, que estão oferecendo transporte e trazendo pessoas de outras cidades para a gente reverter essa situação”, completou Maria.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“A nossa demanda aumentou muito. Não só eu Criciúma, isso ocorre no estado inteiro. São muitos casos de doença, muita ocupação nos leitos de UTI e isso demanda transfusão e nós não podemos aceitar que uma pessoa possa precisar de sangue e não tenha”, afirmou.

Quem pode doar

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal) e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário jejum, mas é recomendável uma alimentação sem gordura nas quatro horas antes da doação.

“Basicamente a pessoa precisa ter boa saúde, estar portando um documento de identificação e vir alimentado, é bem tranquilo. Vale ter atenção também para o uso de medicação. Por isso orientamos as pessoas a entrar no site e pesquisar que medicações e qualquer outra dúvida sobre doação”, explicou a técnica.

É possível ainda solicitar informações pelo telefone do hemocentro de Criciúma no número 3444-7410 ou no site hemosc.org.br. Neste momento de pandemia, a orientação é para que as doações sejam agendadas.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.