Em ação de limpeza, 3 toneladas de resíduos são recolhidas no Cemitério Municipal de Joinville

Ação foi realizada nesta quinta-feira (29) | Foto: Divulgação

Por: Thomas Madrigano

29/07/2021 - 19:07 - Atualizada em: 29/07/2021 - 21:00

Um grupo de 130 pessoas participou da ação coordenada de limpeza e embelezamento do Cemitério Municipal de Joinville, realizada nesta quinta-feira (29).

Ao longo do dia, foram retirados do local seis caçambas divididas entre resíduos orgânicos e recicláveis, o equivalente a cerca de três toneladas.

 

 

O trabalho envolveu equipes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), da Vigilância Ambiental de Joinville, do 62º Batalhão de Infantaria e colaboradores das empresas Ambiental Limpeza e Orbenk, que prestam serviços ao município.

O objetivo principal da ação foi eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, fazendo o recolhimento de lixo, recipientes, embalagens de vasos e outros objetos que podem acumular água. Também foram feitos serviços de roçada e zeladoria, inclusive nas sepulturas.

Foto: Divulgação

De acordo com a diretora executiva da Sama, Ana Luisa Rizzatti, novas edições da ação podem voltar a acontecer nos cemitérios. No entanto, é importante destacar a responsabilidade do cidadão com a manutenção das sepulturas dos seus familiares e entes queridos.

“O proprietário tem a responsabilidade de fazer a limpeza, manter o jazigo fechado e bem cuidado. Também deve estar atento ao entorno da sepultura e eliminar vasos e recipientes que possam acumular água e gerar focos do mosquito da dengue”, orientou.

Dados atualizados

Outro ponto reforçado pela diretora é a importância dos responsáveis pelas sepulturas manterem seus dados atualizados junto à Central de Atendimento do Serviço Funerário de Joinville (Caserf).

As informações corretas são fundamentais para situações em que a equipe necessite fazer contato para relatar alguma situação inadequada.

A atualização cadastral pode ser feita diretamente junto à Caserf, pelo telefone (47) 3433-1205 ou pelo e-mail sama.ucp.caserf@joinville.sc.gov.br.