Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Educação de Massaranduba leva tecnologia para as salas

Segundo o secretário, investimento é de R$ 150 mil em infraestrutura, com recursos próprios | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

26/07/2018 - 05:07

Enquanto os estudantes aproveitavam as férias de julho, a Secretaria de Educação de Massaranduba utilizou o período para promover melhorias nas escolas. Dez unidades de ensino municipais, estão recebendo sistemas multimídia. O material é composto por computador, caixas de som, amplificador, data show, tela e caneta passa slide.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Massaranduba, Cristiano Tironi, todas as salas do pré ao nono ano receberão o sistema. O investimento é de R$ 150 mil em infraestrutura, com recursos próprios.

Todas as salas, do pré ao nono ano, estão recebendo o kit multimídia | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Além disso, os professores vêm sendo capacitados e duas turmas de docentes estão concluindo o curso de mídias digitais.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“São 33 professores que estão concluindo esse curso agora, para que possam usufruir desse investimento na parte de tecnologia. Ainda no ano passado, investimos bastante para reforçar a internet nas escolas. Estruturamos as escolas para que tenham um sistema de rede bem sólido e eficaz”, assegura.

O investimento permitiu acesso de forma simultânea. Agora, a Secretaria encaminhou projeto ao programa do MEC (Ministério da Educação e Cultura) Educação Conectada, que oferece financiamento para levar a internet via satélite ou terrestre aos estudantes.

Capacitação dos professores

No próximo ano, destaca Tironi, haverá o programa do livro digital. No entanto, apenas 4% das escolas brasileiras possuem sistema multimídia em sala de aula.

“Então, pensamos assim: a gente precisa dar infraestrutura ao nosso professor e depois dar a capacitação também. Depois, vamos avaliar como vai funcionar essa política pública de tecnologia”, aponta.

Além disso, está sendo implantado o diário online, inicialmente na escola Pedro Aleixo. É um sistema que passará a funcionar no segundo semestre de forma experimental. Depois, será utilizado em toda a rede municipal de educação.

O secretário diz que chamadas, notas e outros processos serão feitos no diário online, gerando economia de papel e facilitando o trabalho. “O sistema será moldado conforme as necessidades dos nossos professores”, enuncia.

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP