Os estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma estão participando de uma avaliação de larga escala. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa Municipal de Avaliação da Aprendizagem de Criciúma (Promac), visa avaliar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos das escolas municipais. O exame ocorre até nesta quinta-feira (12), de forma amostral, e aproximadamente 7 mil estudantes do 3°, 5°,6° e 8° ano participam da avaliação, que aborda componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

"Os resultados obtidos a partir da aplicação dessa avaliação serão utilizados para planejar ações pedagógicas com o objetivo de consolidar as habilidades que ainda precisam ser desenvolvidas pelos estudantes", explicou o secretário de Educação, Miri Dagostim. As questões foram organizadas a partir das diretrizes curriculares do Ensino Fundamental do município, seguindo as matrizes de referência do Ministério da Educação.

Segundo a coordenadora geral pedagógica, Silvana Alves Bento Marcineiro, a Educação vive um tempo de transição e a secretaria, por meio do Programa de Avaliação Interna, poderá avaliar o andamento do processo de ensino e aprendizagem. "Assim, será possível realizar o planejamento de ações alinhadas às questões apontadas na avaliação. Neste sentido, garantiremos aos estudantes, além do direito ao acesso e a permanência na escola, o direito da aprendizagem", ressaltou a coordenadora.

Questões

Os alunos do 3° e 5° ano respondem a 15 questões de Língua Portuguesa e Matemática. Já os alunos de 6° e 8° ano respondem a 20 questões do mesmo seguimento.

Primeira fase da 2ª Láurea Estudantil

Em consonância com o Promac, será realizada a primeira fase da 2ª Láurea Estudantil, com a participação de alunos do 5°, 6° e 8° ano. As avaliações ocorrem em dois dias da semana, a primeira foi na última terça-feira (10) com questões de Matemática e nesta quinta-feira (12) será produção textual. Os alunos do 5° ano terão a missão de produzir textos sobre poema, os do 6° ano produzirão uma autobiografia e os alunos do 8° seguirão o gênero de cartaz.