É verdade que um novo ciclone pode atingir Santa Catarina na semana que vem?

Por: Elissandro Sutil

04/07/2020 - 12:07 - Atualizada em: 04/07/2020 - 12:56

Após o ciclone extratropical que causou estragos por todo o território catarinense na última semana, muitas pessoas ficaram preocupadas com a possibilidade de um novo evento meteorológico atingir o estado na semana que vem.

A notícia, que se espalhou pelas redes sociais, foi confirmada pelos meteorologistas do sistema Epagri. No entanto, conforme alertam os profissionais, apesar da previsão de ventos mais intensos, o ciclone não será da mesma magnitude como o do dia 30.

Segundo a previsão, na próxima terça-feira (7), um sistema de baixa pressão desloca-se sobre o Rio Grande do Sul, desde o Oeste catarinense em direção ao mar, intensificando-se na costa como ciclone extratropical.

Esta condição meteorológica deve provocar chuva especialmente nas regiões do Oeste ao Sul de Santa Catarina, próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, com rajadas de vento de 60 a 80 km/h.

Na noite de terça e durante a quarta-feira (8), o ciclone favorece ventos mais intensos no litoral do estado, com aumento na agitação do mar.

Ciclones no Sul

Esses sistemas são frequentes na costa sul do Brasil, causando alagamentos e ressacas, especialmente nos meses entre abril e setembro.

Em média, neste período do ano, dois a três ciclones em cada mês se formam no litoral do Uruguai e Sul do Brasil, influenciando as condições de tempo no litoral de Santa Catarina.

Assista a previsão da Epagri para a semana que vem

 

Com informações da assessoria de imprensa

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul