Dia das Mães: o retorno para o ambiente de trabalho após a maternidade

Conciliar a vida pessoal com a profissão não é fácil e exige muito de qualquer pessoa, mas o desafio é ainda maior quando o assunto envolve as mulheres que se tornam mães. O Dia das Mães traz à tona esse tema em virtude da dificuldade que muitas mulheres têm para retornar ao ambiente de trabalho depois da maternidade. Uma pesquisa da Catho reforça que, após a chegada dos filhos, 28% das mulheres deixam o emprego e para 21% a procura por algo novo pode levar mais de três anos.

Para a especialista em carreira e coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredin, são valores antigos que fazem com que diversas mulheres acreditem que devam escolher entre ter filhos ou trabalhar.

“Como mãe e especialista em carreira, posso afirmar que isso é um equívoco. Muitas mães depois da maternidade mostram ainda mais vigor, vontade e força para alcançar os resultados”, relata.

As demissões, na maioria dos casos, não partem da escolha da mulher ou pela falta de capacidade delas. “Na visão das empresas tradicionais ainda é comum a crença que a mulher, quando mãe, deve viver em função da criança, sem dar conta de enfrentar uma rotina de trabalho ou cuidar de si própria. É algo tão forte que até mesmo líderes mulheres seguem com esse pensamento”, destaca a coach. Essa falta de reconhecimento faz com que executivos homens e mulheres percam ótimas profissionais, capacitadas e qualificadas para o cargo e que poderiam fazer a diferença na empresa.

“O mercado está sempre à procura de profissionais multitarefas. Multiplicada fica a capacidade de quem se torna mãe, como duvidar de alguém que é capaz de estar à frente das contas, de um filho, da casa e do companheiro? Elas estão sempre em busca do melhor, não só para garantir uma vida melhor para o filho, mas para que ele seja testemunha e se orgulhe dessa trajetória”, ressalta Janaína

É preciso mudar e entender que ser mãe não tira da mulher a sua independência e que por trás da nova imagem, ainda existe uma pessoa com força, vontades e sonhos. E, além de tudo isso, uma mulher que carrega centenas de novas qualidades que podem, inclusive, favorecer o ambiente de trabalho.

Quer receber as notícias no WhatsApp?