É possível prever em que horários o trem vai passar por Jaraguá do Sul?

Por: Elissandro Sutil

19/02/2021 - 10:02 - Atualizada em: 19/02/2021 - 10:52

Jaraguá do Sul, cidade bela cercada por rios, morros e pelos trilhos de trem. Quem é jaraguaense, nativo ou de coração, conhece esta situação muito bem…

Você está se deslocando pela cidade, de carro, a pé ou bicicleta. Pode ser que esteja atrasado para um compromisso ou que esteja a caminho de um maravilhoso momento de lazer.

De repente, aquele apito, alto, forte, que chega a doer os tímpanos de ouvidos mais sensíveis. E você pensa “ah não…”.

Sim, lá vem o trem. E com ele, todo um mix de emoções e sentimentos variados.

Foto Arquivo OCP News

Pode ser raiva, pode ser impaciência pelo transtorno causado no trânsito, mas também pode ser alívio, pelo adiamento de uma situação incômoda, ou até de relaxamento, pois, se não há o que fazer, o jeito é esperar e aproveitar para dar aquela respirada e refletida na vida.

Qualquer que seja a situação, fato é que o trem já virou um personagem vivo da cidade, até uma atração à parte, para quem gosta de apreciar as engenhosidades humanas.

O problema é que não dá para saber exatamente a que horas esperar pelo dito-cujo.

Assim, a passagem do trem pela cidade, principalmente em meio ao horário comercial, é uma variável incerta na hora de calcular o tempo necessário para ir daqui até lá, onde se deseja chegar.

Que hora passa o trem em Jaraguá do Sul?

A pergunta “mas a que horas deve passar o trem em Jaraguá?” ronda a cabeça de todos.

Mas como esclarece a empresa Rumo ALL, que presta o serviço ferroviário na região, infelizmente não há um cronograma com horários definidos.

As operações de carregamento e descarregamento, explica a assessoria de imprensa da Rumo ALL, acontecem de acordo com a demanda, que não é possível prever ou antecipar, além de outros fatores.

O que é possível destacar que é a operação ferroviária funciona 24 horas por dia.

Foto Arquivo OCP News

Em 2016, um grupo de pessoas chegou a desenvolver um projeto para criar um aplicativo que permitisse consultar o horário de passagem do trem em Jaraguá do Sul.

A ideia surgiu durante o evento Startup Weekend Jaraguá do Sul Smart Cities, como uma solução urbana, já que, segundo dados levantados na época, uma pessoa gasta em média sete horas por mês esperando a passagem de trens de carga no perímetro urbano de Jaraguá do Sul.

Outras mobilizações também foram iniciadas no âmbito político. Também em 2016 o Legislativo da cidade propôs uma audiência pública para debater os horários e impactos da circulação do trem.

Enquanto projetos e ideias são desenvolvidos, o jeito é aprender a conviver com o trem da melhor maneira possível.

Caso esteja para sair a um compromisso, talvez você queria adicionar uns cinco minutinhos na hora de calcular a rota.