Recentemente repercutiu nas redes sociais um vídeo que mostrava uma possível melhora do rendimento do veículo através da mistura de diesel S10 e gasolina a cada abastecimento.

A receita consiste em adicionar 10 ml de diesel S10 a cada litro de gasolina. O homem no vídeo alega que isso sobe a octanagem da gasolina, gera mais potência, reduz o consumo e limpa os bicos injetores do motor.

Em entrevista ao site AutoPapo, o engenheiro mecânico Rodrigo Passos, que trabalha na Petrobras, explicou sobre o que realmente ocorre com o motor ciclo Otto com a presença do diesel S10. Mesmo sendo um derivado do petróleo, o diesel possuí maior quantidade de hidrocarbonetos pesados que a gasolina.

Foto: Reprodução/AutoPapo.

"A grande questão aqui é o número de cetano do diesel, que tem relação direta com o índice de auto detonação do combustível", contou.

Com esse valor elevado, a tendência para a pré-ignição aumenta, conhecida popularmente como "batida de pino".

Em relação à limpeza do bicos injetores, o engenheiro diz que, teoricamente, os detergentes existentes no diesel já auxiliam na limpeza. Levando em conta que os motores diesel usam injeção direta.

Mas em geral, a mistura de diesel na gasolina é uma economia que pode custar caro. Pela pré-detonação do combustível, os componentes internos do motor são danificados, podendo derreter ou até mesmo furar as cabeças dos pistões.

Medidas simples

Caso os motoristas queiram a melhor eficiência do motor do veículo e mantê-lo limpo ao mesmo tempo, é muito mais simples do que a suposta mistura milagrosa no posto. Abasteça o carro com a gasolina aditivada ou alguma gasolina premium.

Os aditivos presentes nas gasolinas aditivadas possuem justamente a função de manter o motor internamente limpo e conservado. Em casos de estar longe de um posto de combustível de confiança, abasteça com a gasolina comum e posteriormente acrescente um aditivo de confiança.

A gasolina premium possui uma octanagem mais alta e pode resultar em ganhos de desempenho e economia. Mas todos esses ganhos variam muito entre os motores.

E é importante ressaltar, às vezes gastar um pouco a mais com gasolina aditivada ou Podium pode ser bem mais barato do que gastar futuramente em uma mêcanica com o motor.

*Com informações de AutoPapo.