Uma das mortes, foi registrada no Hospital Santa Catarina e a outra no Hospital Santa Isabel, ambos em Blumenau (Foto: Divulgação)
Uma das mortes, foi registrada no Hospital Santa Catarina e a outra no Hospital Santa Isabel, ambos em Blumenau (Foto: Divulgação)
A Vigilância Epidemiológica confirmou no último domingo (27), duas mortes por gripe A H1N1 em Blumenau. Segundo o órgão, estes são os dois primeiros casos de óbito pela doença no estado em 2016. Uma mulher de 52 anos que estava internada no Hospital Santa Catarina morreu na sexta-feira (25) e um homem de 42 anos, que estava internado no Hospital Santa Isabel, morreu no sábado (26), conforme informações de Ivone dos Santos, gerente da Vigilância Epidemiológica de Blumenau.
H1N1
De 1º de janeiro a 22 de março, Santa Catarina já registou 14 casos de gripe A H1N1. O relatório da Diretoria da Vigilância Epidemiológica (Dive) divulgado na terça-feira (22), mostrou que havia 13 pessoas com a doença no Vale do Itajaí, na Grande Florianópolis, no Norte e Sul do estado.
Prevenção contra a gripe
De acordo com a Dive, as pessoas podem tomar as seguintes medidas para evitar a doença:
- Lavar e higienizar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir qualquer alimento;
- Ao tossir ou espirrar, proteja o rosto com um lenço ou o antebraço;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sintomas de gripe.