Na próxima segunda-feira (8), 36 mil alunos das creches e escolas municipais de Blumenau iniciam o ano letivo de 2021. Segundo a Secretaria de Educação, 67% dos pais optaram pelo retorno dos filhos às atividades presenciais, ou seja, dois em cada três estudantes voltarão a frequentar as salas de aula.

O índice será maior nos Centros de Educação Infantil (CEIs), onde cerca de 75% das crianças irão retornar às atividades presenciais. Já nas escolas, o percentual cai para 63%. O retorno presencial é opcional e ocorrerá com alternância de turmas, para garantir o cumprimento às normas sanitárias de distanciamento social.

 

“Cada unidade de ensino receberá os estudantes conforme o espaço disponível, mantendo o distanciamento inclusive no horário do recreio. Por isso, precisamos alternar grupos nas turmas para evitar aglomerações”, afirma a secretária de Educação, Patrícia Lueders.

 

As crianças e adolescentes que se enquadram no grupo de risco para Covid-19 devem seguir realizando as atividades de forma remota, com conteúdos em meio digital e impressos.

Os alunos que retornarem às salas de aula serão obrigados a utilizar máscaras de proteção. Além disso, haverá aferição de temperatura no acesso às unidades de ensino e ações de conscientização sobre a importância da higienização frequente das mãos.

Os pais e responsáveis estão recebendo as orientações por e-mail e grupos de WhatsApp, criados pelas instituições de ensino. Em caso de dúvidas, a recomendação é que as pessoas procurem diretamente as coordenações pedagógicas das respectivas unidades escolares.