O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta para uma alteração de trânsito decorrente das obras de implantação e pavimentação da BR-285. Os veículos trafegarão agora em uma extensão de aproximadamente dois quilômetros do traçado projetado para o Lote 1, em São José dos Ausentes (RS), segmento localizado entre o final da Serra da Rocinha e a futura interseção da rodovia com a ERS-020. O trecho da estrada existente, por sua vez, será desativado e ambientalmente recuperado.

A nova via foi adequada para uso e a mudança de rota sinalizada para que seja iniciada posteriormente a recuperação da área desativada, a qual foi definida em projeto como passivo ambiental. No local já vem sendo depositado o material excedente das escavações realizadas no topo da serra com a anuência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Após a reconformação do terreno, está prevista a cobertura vegetal e o plantio de 438 mudas de espécies arbustivas e arbóreas.

Vale lembrar que o tráfego na Serra da Rocinha segue restrito às segundas e sextas-feiras, via sistema de comboio, nos seguintes horários:

Segundas e sextas-feiras:
- Subida: 5h30 e 18h

- Descida: 6h30 e 19h

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp