Divulgadas as datas para as matrículas nas escolas estaduais da regional de Jaraguá do Sul

Por: OCP News Jaraguá do Sul

12/11/2017 - 09:11 - Atualizada em: 13/04/2018 - 16:59

Com a proximidade do fim do ano letivo, começam as matrículas nas escolas públicas, e a Gerência de Educação (Gered) de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), divulgou a data estabelecida para as matrículas nas 29 unidades escolares dos cinco municípios (Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Schroeder), que será de 30 de novembro a 11 de dezembro.

O turno será definido pela escola, conforme sua estrutura física, seu projeto político pedagógico e o seu quadro de profissionais, como consta nas orientações. Há vagas em todas as escolas estaduais, sendo para o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Ensino Médio (1º ao 3º ano), Ensino Médio em Tempo Integral (1º ano), além da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o curso de Magistério. “A rede estadual possui vagas distribuídas em todo o município e, caso a série desejada não tenha perto de casa, a direção irá encaminhar para a escola seguinte mais próxima. Todos terão vaga”, reforçou a gerente de Educação de Jaraguá do Sul, Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff.

Conforme o decreto do Governo do Estado de Santa Catarina de 2011, para a realização da matrícula no 1° ano do Ensino Fundamental, o estudante deverá ter completado seis anos até o dia 31 de março de 2018.

Sobre o Ensino Médio em Tempo Integral, que possui propostas curriculares inovadoras, além da escola estadual Professor Heleodoro Borges, que aderiu ao programa em 2017, a escola Holando Marcellino Gonçalves, ambas em Jaraguá do Sul, também abrirá novas turmas no ano letivo de 2018. Serão quatro novas turmas em cada unidade para 1º ano.

O curso de Magistério na rede estadual de ensino de Jaraguá do Sul, que habilita para dar aulas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, estará aberto para inscrições apenas na escola estadual Professor Heleodoro Borges, no bairro Vila Lalau, em Jaraguá do Sul, durante o período de matrículas das demais unidades escolares.

Caso queira se matricular na Educação de Jovens e Adultos (EJA), de acordo com a Lei 9.394/96 a EJA é destinada àqueles que não tiveram direito ao acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria, a idade mínima para ingresso na EJA é 15 anos completos no ato da matrícula para o Ensino Fundamental e 18 (dezoito) anos completos para o Ensino Médio, conforme as Resoluções nº 3/2010/CEB/CNE e nº 074/2010/CEE/SC. O responsável precisará levar a certidão de nascimento ou carteira de identidade (RG) e CPF, o Histórico Escolar, Comprovante de Residência e uma foto 3×4. Deverão ser entregues a via original e fotocópia dos documentos solicitados.

Todas as matrículas deverão ser efetivadas pessoalmente.

Documentos obrigatórios para a matrícula

– Certidão de nascimento / carteira de identidade;

– Atestado de frequência com indicação do ano/etapa que o(a) estudante está frequentando em 2017;

– Comprovante de residência, atualizado (até três meses anteriores à matrícula);

– 1 foto 3×4;

– Carteira de vacinação;

– Histórico escolar (no prazo de 30 dias).

*Com informações da ADR Jaraguá do Sul