Divulgada programação da semana de conscientização sobre saúde mental

Por: Gabriel Junior

09/05/2018 - 15:05

A Semana Municipal de Conscientização e Orientação sobre Saúde Mental será promovida de 14 a 18 de maio, no Teatro Juarez Machado e em outros locais (ver programação). As inscrições devem ser feitas online.

Realizado pela Secretaria da Saúde, o evento tem o objetivo de esclarecer, sensibilizar e apresentar os serviços existentes no município à comunidade, para ampliar a inclusão social, fazer valer os direitos humanos e combater o estigma de pessoas em sofrimento mental. Serão promovidas palestras, atividades esportivas e de terapias alternativas, apresentações culturais, roda de conversas, além de caminhada de conscientização.

O Serviço de Saúde Mental possui estratégias abrangentes de atendimento, que são: CAPS IJ (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil), CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas), CAPS II (Centro e Atenção Psicossocial “Nossa Casa”), e o CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial “De Lírios”), SOIS (Serviços Organizados de Inclusão Social) e o SAPS (Serviço Ambulatorial de Psquiatria). O serviço atua para prevenir a internação e os agravos, com acompanhamentos diário.

O público em geral é convidado a acompanhar a caminhada relacionada ao “Dia da Luta Antimanicomial”, que será realizada no dia 18 de maio, entre 9 e 12 horas, com saída da Praça Lauro Muller, em frente à Biblioteca Pública Rolf Colin.

Programação

14/05/2018 – Abertura – Local: Teatro Juarez Machado –  Horário: 8h30 às 12h

15/05/2018 – Tarde Esportiva – Local: Associação dos Servidores Públicos Municipais – Horário: 14h às 17h

16/05/2018 – Cuidando do Cuidador – Local: Associação dos Servidores Públicos Municipais – Quiosque 05 e Quiosque 03

Horário: 8h às 11h00

17/05/2018 – Apresentações Culturais, entrega de Informativos no território e Roda de Conversa – 

Local: Centro de (trans)formação Cultural “Arte para Todos” – Horário: 13h30 às 17

Roda de Conversa – Local: Escola Oswaldo Cabral – Horário: 9h às 11h – Roda de conversa com o tema “Quebrando o Tabu”

18/05/2018 – Caminhada alusiva ao “Dia da Luta Antimanicomial” – Local da saída: Praça Lauro Muller, em frente à Biblioteca Municipal – Horário: 9h às 12h

*Com informações da Prefeitura de Joinville