Diretoria de turismo investe em projetos para impulsionar o setor no Vale

Foto: Divulgação/Pro TV

Por: OCP News Jaraguá do Sul

14/05/2018 - 15:05

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, por meio da Diretoria de Turismo, aposta em novas iniciativas e investe na expansão de projetos consolidados para impulsionar o setor no Vale.

O carro-chefe das ações em andamento é o Circuito de Cicloturismo do Vale do Itapocu, que soma 250 quilômetros, percorre cinco municípios e está em fase de validação. O Circuito cortará os municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Corupá e Schroeder, passando por Pomerode, desenvolvido para ser executado em cinco dias.

O projeto recebeu investimento de aproximadamente R$ 30 mil do município de Jaraguá do Sul, incluindo levantamento técnico, elaboração e impressão do guia de cicloturismo, placas de sinalização e 12 paraciclos, que serão instalados ao lado do estacionamento da Scar (Sociedade Cultura Artística), ponto de partida e chegada do circuito.

O levantamento do trajeto foi iniciado em dezembro de 2017 pela Control Metric, de São Bento do Sul, que tem expertise em mapeamento de circuitos esportivos. O diretor de Turismo,  Marcelo Nasato, acredita que o circuito deve gerar incremento na economia da região.

“Já temos o trajeto finalizado, onde e quantas placas serão necessárias. Já temos também os atrativos levantados e agora vamos sintetizar os principais que irão para o Guia”, lembra Nasato.

Rio da Luz

Outra iniciativa da administração municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é a formação do Grupo Gestor do Rio da Luz, bairro tombado em 2007 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A partir do tombamento, novas oportunidades relacionadas ao agroturismo passou a se abrir aos produtores do bairro. Viagem técnica coordenada pela Diretoria de Turismo, feita com representantes do bairro rumo à Santa Rosa de Lima (SC) e Bento Gonçalves (RS), bem como encontros periódicos com integrantes da comunidade, norteiam para soluções viáveis ao empreendedorismo rural e sustentável.

Em relação ao cumprimento do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público Federal, a administração empreende projetos de acessibilidade, ciclovia, de valorização cultural, patrimonial e também a melhoria do cemitério. São ações que atendem as demandas e que visam a valorização da região, dentro do contexto de desenvolvimento turístico do Rio da Luz.

Turismo Religioso

As manifestações da fé cristã são evidenciadas na comunidade e impulsionam o turismo religioso, uma das prioridades elencadas no planejamento de ações da Diretoria de Turismo. Surgiu assim o grupo de turismo religioso, coordenado pela Diretoria de Turismo de Jaraguá do Sul, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo.

Entre as medidas do grupo – que reúne padres, pastores e demais representantes das igrejas católica e luterana – está o Guia de Atrativos Religiosos, que deve ser lançado ainda no primeiro semestre. Foram 30 templos elencados para compor a publicação, que atende critérios de relevância histórica, arquitetônica e de manifestações religiosas.

Informações pontuais, como os nomes dos responsáveis pelas igrejas, localização dos templos, celebrações litúrgicas, festividades e curiosidades sobre as edificações compõem o impresso. O processo de beatificação do Servo de Deus Padre Aloísio Boeing, em andamento, justifica que sua fotografia e trajetória serão destacadas, bem como, na capa do Guia de Atrativos constará a Chiesetta Alpina, como um atrativo turístico religioso contemplado em praticamento todos os pontos do município.

Cadastramento gastronômico

Visando atualizar informações sobre as opções do setor de alimentação para a comunidade, mas principalmente aos visitantes, a Diretoria de Turismo está oportunizando o cadastramento gastronômico, em andamento. Além de possibilitar a divulgação gratuita dos serviços disponibilizados pelos proprietários de restaurantes, pizzarias, bares, lanchonetes e similares, a ideia é contribuir para que os turistas sem sintam mais motivados a permanecer mais tempo na cidade. O cadastro, deve ser solicitado através do e-mail  turismo@jaraguadosul.sc.gov.br, (47) 2106-8041, com Marilene, ou Ana Luísa.

*Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul