Diretoria de Trânsito anuncia mais duas mudanças no Centro de Jaraguá do Sul

Duas ruas que fazem ligação com a Quintino Bocaiúva terão sentido invertido | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Gustavo Luzzani

07/03/2019 - 05:03 - Atualizada em: 07/03/2019 - 08:47

Os motoristas precisam ficar mais atentos ao trafegar no Centro de Jaraguá do Sul a partir de segunda-feira (11). Buscando diminuir o congestionamento na faixa central da cidade, a Prefeitura anunciou a mudança no sentido de circulação em duas ruas próximas à Praça Ângelo Piazera.

O diretor de Trânsito e Transportes, Gildo Andrade, explica que as alterações visam melhorar a mobilidade de quem trafega na rua Reinoldo Rau e queira virar para a rua Quintino Bocaiúva.

A rua Carlos Haferman, que atualmente tem o sentido em mão única da rua Quintino Bocaiúva para à rua José Albus, terá a circulação invertida. Ou seja, seguirá da José Albus em direção à Quintino Bocaiúva.

Mudanças serão implantadas na próxima segunda-feira (11) Foto Divulgação/PMJS

A via seguinte também terá o sentido invertido. A rua José Fontana, na esquina da Grafipel, passará a ter sentido único da rua Quintino Bocaiúva em direção à rua João Marcatto.

“Quem estiver seguindo pela Reinoldo Rau e desejar entrar na rua Quintino Bocaiúva poderá acessar à esquerda na rua José Albus e em seguida virar à direita na rua Carlos Haferman”, destaca Andrade.

Mudança não deu certo

Em fevereiro, a Diretoria de Trânsito e Transportes chegou a fazer 20 dias de testes na rua Reinoldo Rau. A mudança faria a pista da esquerda ter sentido obrigatório a partir das proximidades do edifício empresarial Market Place.

Porém, Andrade conta que os estudos mostraram um resultado inverso do que a diretoria havia planejado. A expectativa de melhorar a mobilidade não se cumpriu e o fechamento da via esquerda causou transtornos aos motoristas.

“Efetivamente tivemos problemas não previstos, principalmente em horários de pico e no Sábado Legal”, destaca.

As mudanças que vão ocorrer na próxima segunda-feira têm a ver com o resultado negativo da primeira alteração prevista. “Precisávamos encontrar outra solução para resolver o problema de congestionamento da Reinoldo Rau”, expõe.

De acordo com Andrade, a alteração ajudará os motoristas que ficavam parados na fila de veículos que seguem na faixa de rolamento da esquerda na Rua Reinoldo Rau em direção à rua Procópio Gomes de Oliveira.

Próximas alterações

As mudanças no Centro de Jaraguá do Sul não vão parar. Segundo Andrade, está em estudo nova modificação na rua Quintino Bocaiúva. No cruzamento com o calçadão, a diretoria pretende colocar um semáforo para pedestres.

“Queremos trazer mais segurança para o pedestre e deixar o fluxo de veículos mais contínuo”, explica.

A outra troca prevista é um pouco mais adiante, no lado do estacionamento do Shopping Fall. Andrade relata possivelmente um dos estacionamentos da via será retirado. “Queremos deixar essa parte com duas faixas de rolamento”, completa.

 

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?