Diretores e engenheiros da Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil (CGT Eletrosul) estiveram na Satc nesta sexta-feira (4) para conhecer a instituição, laboratórios e projetos. A iniciativa visa estreitar parcerias para implantar ações na área de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

"Essa visita representa muito para nós, da Satc, para que os diretores da Eletrosul possam conhecer melhor o que estamos desenvolvendo e de que maneira podemos formalizar parcerias futuras", esclareceu o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.

Conhecendo a estrutura da Satc pela primeira vez, o diretor de Engenharia da CGT Eletrosul, Marcos Benedetti, vislumbra possibilidades de parcerias. "Acredito que oportunidades inovadoras possam surgir. Temos projetos na região que envolvem a energia fotovoltaica flutuante e podemos viabilizar parcerias utilizando a estrutura que a Satc dispõe", ressaltou.

Com Benedetti, estavam os engenheiros Rui de Castro Sobrosa Neto, Bruno Lisboa e Alexsandro Silva, que integram a Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Eletrosul. Além dos laboratórios utilizados por alunos do Colégio e Faculdade, o grupo também visitou o Centro Tecnológico Satc (CTSatc). Eles conheceram as pesquisas que envolvem o carvão mineral e que seguem em andamento. O diretor administrativo-financeiro da Satc, Márcio Zanuz, e o coordenador do CTSatc, Luciano Biléssimo, também participaram das discussões.