Na Solenidade da Apresentação do Senhor, celebrada nessa quarta-feira, a Diocese de Criciúma instalou a Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro Presidente Vargas, em Içara. A Missa Solene de instalação e a posse do primeiro pároco, padre Tiago Marcelino Comin, foi presidida pelo bispo, Dom Jacinto Inacio Flach. Desmembrada das paróquias São Donato e Nossa Senhora da Salete, é a paróquia de número 43 do território diocesano.

A celebração eucarística iniciou com a benção das velas, simbolizando a luz de Cristo que, ao ser apresentado no templo, foi reconhecido por Simeão como "luz para iluminar as nações" (LC2,32). Após a incensação do altar e das imagens dos santos padroeiros, os fiéis acompanharam a leitura do Decreto de Criação paroquial e a nomeação do primeiro pároco. Padre Tiago, que até então estava em missão na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Forquilhinha, agora será responsável pela matriz e mais cinco comunidades: Santa Inês, Marli; Nossa Senhora de Fátima, Cristo Redentor; São José Operário, Liri; Nossa Senhora de Fátima, Mareli e Nossa Senhora Aparecida, Lima.

Primeira paróquia dedicada à Santa Rita de Cássia

Em sua homilia, Dom Jacinto destacou o início da missão do padre Tiago e o importante papel da comunidade.

"Assim como Jesus foi apresentado, hoje também apresentamos uma nova paróquia, uma nova luz que se inicia".

Para o epíscopo, a nova área pastoral certamente vai crescer, florescer e gerar frutos.

"A Igreja tem o poder de perdoar os pecados e de restaurar a vida, de levar as pessoas ao encontro de Cristo e participar inteiramente dos mistérios que levam para a salvação eterna".

Rito de criação e posse

Padre Joel Sávio, chanceler e reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, fez a leitura do decreto de criação da nova paróquia, em seguida, o coordenador diocesano de pastoral, padre Jonas Emerim Velho, fez a leitura da provisão do primeiro pároco. Em seguida, Padre Tiago Comin se ajoelhou em frente ao altar e fez a profissão de fé e o juramento de fidelidade. Após a homilia, o rito foi concluído com a entrega das chaves, do óleo do Sacramento do Batismo e da estola sacerdotal.

Primeiras palavras do pároco

Ordenado no mês de setembro, padre Tiago assume pela primeira vez uma missão como pároco.

"Uma nova paróquia com um padre novo, venho com o desejo de viver com vocês meu carisma como padre diocesano, do bom pastor, daquele que dá a vida as suas ovelhas. Assumo hoje, o compromisso de ensinar, santificar e governar, em comunhão com o presbitério, o povo que a mim foi confiado".

Padre Tiago destacou ainda o amor e a presença do povo.

"Dou a vocês o meu coração, as minhas intenções, orações, tempo, força, respeito, amor e caridade, desde já peço orações para que, com fé em Deus que nos uniu na sua vontade, possamos nos conhecer e descobrir os nossos dons, dificuldades e sonhos", concluiu.