Os moradores de Gaspar terão mais uma oportunidade de realizar a testagem para diagnóstico de coronavírus de forma gratuita e sem a necessidade de solicitação médica. Neste sábado (26), a Prefeitura disponibilizará 200 testes rápidos para a população em geral, que serão aplicados conforme a ordem de chegada.

A ação ocorrerá das 8h às 12h, no Centro de Triagem de Covid-19, localizado no Ginásio João dos Santos. Um médico e a farmácia estarão disponíveis para que, caso o paciente teste positivo, já passe por uma consulta e, se necessário, saia com a medicação. Os interessados deverão apresentar comprovante de residência e documento com foto.

No último sábado (19), a Prefeitura de Gaspar já havia disponibilizado 200 testes. Na ocasião, 94 pessoas passaram pelo exame, e 13 tiveram o resultado positivo para a doença.

O teste rápido é efetuado a partir da retirada de gotículas de sangue em contato com um reagente, que detecta a presença de anticorpos que são produzidos pelo organismo após a infecção. Esse tipo de exame tem maior eficácia se realizado a partir do 7º dia do surgimento dos sintomas.

Testagem de pessoas com doenças crônicas

Já a partir da próxima segunda-feira (28), as unidades de saúde situadas nos bairros de Gaspar iniciam a testagem rápida de pacientes que possuem doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, asma e cardiopatia. Gestantes e obesos também poderão realizar o exame gratuitamente.

Para tanto, as pessoas que se enquadram nos critérios devem entrar em contato por telefone com a sua unidade de saúde de referência para fazer o agendamento. Não é necessário apresentar sintomas da Covid-19.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul