Diabetes, controle o açúcar no seu sangue!
Geral
quinta-feira, 04:00 - 05/05/2016

A diabetes ocorre quando há aumento da glicose no sangue que é produzida a partir dos alimentos digeridos no intestino que se transformam em açucar. O pâncreas produz um hormônio chamado insulina, que é responsável pelo controle da glicemia. Este hormônio é liberado pelo pâncreas quando a glicemia está alta, direcionando o excesso de glicose para os músculos, fígado e tecido adiposo para utilizar como fonte de energia para o organismo. Mas, quando ocorre uma deficiência na produção de insulina, todo este processo fica comprometido levando a desenvolver a doença diabetes. Surge então a necessidade de tratamento para evitar todas as sequelas que o excesso de açúcar no sangue pode provocar, como comprometer o funcionamento dos rins, além de acarretar outros problemas como de visão e de coração, incluindo o infarto.
É necessário procurar avaliação médica para verificar a necessidade de uso de medicamentos e sem dúvida procurar melhorar os hábitos alimentares torna-se imprescindível. O ideal é que a dieta seja fracionada e balanceada. Também é preciso evitar longos períodos de jejum, para não gerar picos de glicose e insulina quando for se alimentar, levando a uma sobrecarga ao pancreas. Além dos doces, o diabético precisa controlar a ingestão de carboidratos, pois todos se transformam em glicose . Claro que o consumo de integrais se torna muito importante, pois as fibras controlam a velocidade de liberação da glicose no sangue e possuem mais nutrientes.
Alguns alimentos importantes podem ajudar a controlar as taxas de absorção dos carboidratos tais como: canela que estimula a produção de insulina; berinjela que contém excelentes fibras solúveis; farinha de linhaça; farinha de maracujá; aveia em flocos, farelo de aveia, feijão branco triturado em forma de farinha, pois contém pectinas e gomas que diminuem a absorção do açúcar. Frutas como o morango, excelente antioxidante e que possui os mais baixos teores de açúcar em sua composição. As fibras insolúveis, contidas na casca da maçã, melhoram o funcionamento intestinal, arrastando o excesso de glicose para fora. Por fim, o amendoim é cheio de proteínas e de gorduras monoinsaturadas e ajuda a controlar o índice glicêmico. Consuma também peixes que são ricos em ácidos graxos ômega -3 que ajudam no controle da glicemia. Além disso, mantenha-se ativo, faça exercícios físicos regularmente, eles ajudam a regular a glicose. Procure ajuda profissional e você viverá com mais saúde e qualidade de vida! Enfrente o dia a dia com a corda toda!
×