Nesta sexta-feira (25), celebra-se o Dia Nacional da Saúde Bucal, ocasião em que é necessário alertar a população que cuidar dos dentes e da gengiva rotineiramente traz impactos diretos à saúde como um todo. Pessoas atentas às medidas de prevenção da saúde da boca têm qualidade de vida superior e maior perspectiva de longevidade, além de autoestima mais elevada.

Em Blumenau, cerca de 200 profissionais trabalham na rede municipal de saúde para prestar assistência gratuita nesta área. Atualmente, a assistência odontológica é realizada em 34 unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), quantidade que vem aumentando nos últimos oito anos, quando o serviço era realizado em 20 ESFs. De acordo com a Prefeitura de Blumenau, são promovidos mais de 16 mil atendimentos e procedimentos odontológicos por mês pelo SUS.

As consultas podem ser realizadas diretamente nas unidades, por meio de agendas semanais ou quinzenais, conforme o fluxo do ESF, ou ainda pelo aplicativo Pronto Mobile, disponível tanto para smartphones com sistema Android quanto para equipamentos com sistema iOS. A ferramenta possibilita a marcação sem que o paciente precise se deslocar até a unidade, e as agendas ficam disponíveis sempre para sete dias para frente.

A assistência odontológica também está disponível nos sete ambulatórios gerais (AGs) e em outras unidades como o Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, Núcleo de Atenção ao Fissurado e Centro de Saúde do Idoso. Além disso, atendimentos de odontologia, avaliação e acompanhamento bucal são efetuados em escolas e creches do município, com dicas de escovação e distribuição de creme dental e escovas de dente.

Quer receber as notícias no WhatsApp?